Corumbá

Em Corumbá, Guarda Municipal comemora 24 anos, recebe mais viaturas e uniformes

Guarda Municipal recebeu mais 9 viaturas nessa quarta-feira (Foto: Marcos Boaventura)

 

Guarda Municipal recebeu mais 9 viaturas nessa quarta-feira (Foto: Marcos Boaventura)

Uma das mais antigas do Brasil, a Guarda Municipal de Corumbá completou nessa quarta-feira, 18 de dezembro, 24 anos de fundação. A data foi celebrada com uma solenidade realizada na sede da instituição, quando foram entregues os novos fardamentos, equipamentos para a realização do projeto Teatro de Fantoches e de mais nove viaturas. Todos os materiais foram adquiridos através de convênio com o Governo Federal.

“Estamos estruturando a Guarda Municipal para cumprir seu dever institucional com cada vez mais qualidade”, afirmou o coordenador municipal de Segurança Pública, Fernando Jorge Lucena, destacando a presença dos guardas municipais no cotidiano da comunidade corumbaense. “Trabalhamos em conjunto para que a nossa população tenha mais segurança. E vamos trabalhar para melhorar ainda mais”, completou.

Presente na cerimônia, o delegado regional da Polícia Civil de Corumbá, Evandro Luiz Banheti Corredato, também ressaltou o trabalho da GM e os investimentos feitos pelo Poder Público Municipal na corporação. “Sentimos um efeito muito grande da presença da Guarda. Parabenizo o prefeito Paulo Duarte por equipar ainda mais a Guarda Municipal de Corumbá”, disse.

Falando em nome do Legislativo Municipal, o vereador Tadeu Vieira lembrou da emenda à Lei Orgânica, aprovada pela Câmara, transformando a instituição em força auxiliar de Segurança Pública. “Os guardas realizavam um trabalho importantíssimo nos colégios, no comércio e nas feiras livres”, lembrou. A mudança ainda precisa ser sancionada e regulamentada pelo Executivo.

Atualmente, a Guarda Municipal de Corumbá conta com 207 pessoas, incluindo 27 mulheres. A corporação possuiu 12 veículos – sendo nove viaturas operacionais, duas caminhonetes baixas e uma van – e mais 20 motocicletas, todos caracterizados. A GM também é responsável pelo videomonitoramento dos bens públicos. São sete câmeras fixas e quatro móveis (speed) que ainda auxiliam o trabalho da Policia Militar nos grandes eventos realizados pela Prefeitura.

Fantoches

A partir de 2014, a Guarda Municipal de Corumbá inicia o trabalho de conscientização de crianças e jovens de Corumbá. O objetivo do projeto Teatro de Fantoches é desenvolver e despertar ações que eduquem e reduzam a violência dentro do ambiente escolar. A expectativa é atender em torno de 10 estudantes do Ensino Fundamental, do 1° a 9° anos, com faixa etária entre seis e 15 anos.

 

Por: Da Redação