Corumbá

Em Corumbá, carnaval começa com concurso de marchinhas e eleição da Corte de Momo

 

A Prefeitura de Corumbá marcou para o próximo sábado, 23, o concurso de marchinhas que aconteceria n este domingo, mas acabou adiado em virtude da chuva. O evento vai marcar a abertura do Carnaval Cultura de Corumbá 2016 e será seguido pelo primeiro Esquenta Corumbá com as presenças de quatro escolas de samba.

Com a confirmação do concurso para sábado, o final de semana na cidade será bastante movimentado já que no domingo, 24, acontece a escolha da Corte de Momo. Os dois eventos serão realizados no Porto Geral da cidade.

Treze músicas estão inscritas para o concurso de marchinhas carnavalescas. O evento começa às 18h30 e após as apresentações, as atrações ficam por conta do Esquenta Corumbá com participação das escolas de samba Imperatriz, Império do Morro, A Pesada e Mocidade da Nova Corumbá.

O Carnaval Cultura de Corumbá é uma realização da Prefeitura Municipal, sob coordenação da Fundação de Cultura, com apoio de outras pastas do Poder Executivo e parceiros. Além da festa de sábado, no domingo acontece a eleição da Corte de Momo com participação da bateria da Escola de Samba Império do Morro. No dia 30, sábado, acontece o ensaio técnico na passarela do samba, com início às 19 horas.

No dia 3 de fevereiro, o bloco Sandálias de Frei Mariano desfila pela General Rondon. Na quinta-feira, 4, acontece o Desfile de Fantasias no Centro Popular de Cultura, Esporte e Lazer Nação Guató e a descida do bloco de sujo Chupeta. Na sexta, é a vez do Cibalena arrastar uma multidão de foliões pelas ruas da cidade. Nesse dia também começam os shows populares na praça Generoso Ponce.

No sábado, além do Carnaval realizado pela Prefeitura no Distrito de Albuquerque, é dia dos desfiles dos blocos oficiais, que começa às 20 horas. Já durante a madrugada tem a descida do bloco independente Afoga o Ganso e o baile popular na Generoso Ponce. No domingo, 7, tem baile infantil, a partir das 17h, na Generoso Ponce e o desfile das escolas de samba do grupo de acesso. Depois do desfile tem a passagem do bloco independente Biriguis e show popular.

Na segunda-feira, o dia é reservado para as escolas de samba do grupo principal. O desfile começa às 20 horas e, ao final da passagem da última agremiação, o show começa na Generoso Ponce. Na terça, o desfile cultural vai reunir os Bonecões do Carnaval, a Corte de Momo, o Corso, os Cordões Flor de Corumbá, Cinelândia, Paraíso dos Foliões e Cravo Vermelho, as pastorinhas, os marinheiros, o frevo e o Bloco dos Palhaços.

Neste dia o show na praça começa às 23 horas e só termina nas primeiras horas na quarta-feira, quando acontece a apuração dos vencedores do Carnaval Cultural, a partir das 16 horas, na avenida General Rondon.

 

Por: Da Redação