Corumbá

Em Corumbá, blocos oficiais iniciam ensaios e enredos falam de temas atuais

 

Além das escolas de samba, os blocos oficiais do Carnaval de Corumbá recebem apoio cultural e aporte financeiro da Prefeitura Municipal. O desfile dos 11 blocos acontece tradicionalmente na noite de sábado, este ano no dia 10 de fevereiro. Cada entidade terá 35 minutos para se apresentar, sob organização da Liga Independente dos Blocos Carnavalescos de Corumbá (Liblocc). O bloco campeão de 2017, o Nação Zumbi, escolheu ser o quinto a se apresentar. Os demais seguem sequência do resultado do ano passado, começando do último lugar até o vice-campeão, que foi o “Praia, Bola e Cerveja”.

Abre o desfile, às 20h30, o “Oliveira Somos Nós”, com concentração marcada para as 19 horas, na rua Dom Aquino, entre a Frei Mariano e Antônio Maria. Depois da descida, os componentes vão se direcionar à sede do bloco, na rua Cabral, nº 569, entre a Antônio João e Tiradentes. “O bloco Oliveira Somos Nós exalta a maior torcida do Pantanal, a Torcida Corumbaense” é o tema com samba-enredo composto por Nego do Cavaco e Cassiano de Oliveira. O mestre de bateria será o Zé Luiz e ainda está em definição a rainha de bateria. Os ensaios tiveram início ontem, dia 18, e serão sempre às 19h30, todas as terças, quartas e quintas-feiras, na sede do bloco.

Fundada em 1992, a Associação Cultural e Esportiva Bloco Oliveira Somos Nós vem este ano dividida em quatro cores: uma na diretoria, outra na bateria, e mais duas alas com cores diferentes, além das bandeirinhas. Conforme Catarino de Oliveira, presidente da entidade, cerca de 520 pessoas devem descer com o bloco e a venda dos abadás começa no final de janeiro, na sede do bloco e em outros pontos a serem definidos. Cozido, cerveja, refrigerante e água serão liberados depois da apresentação. Na concentração, antes do desfile, também será distribuída parte da bebida. Componentes devem comparecer com bermuda, short ou saia brancas, de preferência com sandália ou tênis também brancos.

Desde 1994 trazendo alegria aos corumbaenses, o Afro Samba Reggae este ano é o segundo a desfilar e leva para a avenida tema bem atual: a valorização dos professores. “Escolhemos esse tema para podermos chamar a atenção das pessoas para que os professores sejam valorizados e respeitados, principalmente pelos alunos porque eles são os nossos mestres e nos ensina. As crianças de hoje em dia não estão respeitando os professores”, afirmou Iluska de Oliveira, filha da presidente do bloco, Denilse Fátima de Oliveira, que também faz parte do Afro Samba Reggae.

De acordo com Iluska, a professora Jane Garcia, que leciona na zona rural pela Rede Municipal de Ensino, vai desfilar representando toda a classe. O bloco deve contar com 600 componentes. O samba-enredo é de Cristiano Garcia e o mestre de bateria será o Luciano. Carolaine foi escolhida como rainha de bateria. O interessado que quiser adquirir o abadá pode se dirigir à sede do bloco, situada na rua Major Gama, 1559, no Centro, em horário comercial. Este ano, a entidade vai oferecer uma parte dos abadás de forma limitada: você pode adquiri-lo entregando um quilo de alimento. É a entidade fazendo sua parte social, conforme Iluska. No dia do desfile, o bloco vai se concentrar na frente do Colégio Santa Teresa, na entrada ao lado da igreja, na Dom Aquino, nº 1.119. Após a apresentação, os componentes se dispersam. Os ensaios começaram na quinta-feira, dia 18, das 21h às 22 horas.

Atual campeão será o quinto a desfilar levando tema polêmico à avenida

O mais antigo bloco de carnaval de Corumbá, o Flor de Abacate, completou no dia 16 de janeiro 52 anos de fundação. Em 2018, a diretoria resolveu homenagear Darci, uma das principais organizadoras dos desfiles da entidade, falecida no ano passado. “Darci fazia a parte mais importante, que era a da confecção dos adereços, dos enfeites dos vestidos, por muitos anos ela trabalhou nisso, participou por mais de 30 anos do bloco”, disse Joselida Maria de Souza Férri, presidente do “Flor de Abacate”.

Uma das características do bloco é a ausência de camiseta oficial. O sarongue, espécie de saiote com tecido cortado de forma retangular e costurado só de um lado, preso com cadarço, é o que identifica o bloco. Flor de Abacate não vai fazer concentração, apenas uma reunião na rua 13 de Junho com a Frei Marino e Antônio Maria, sendo a terceira a desfilar. Cerca de 80 ritmistas, com a rainha de bateria Lucilinha, que se apresenta também pela Império do Morro, deve descer a avenida. Os ensaios começaram no dia 17, na rua Ladário, nº 507, e serão sempre das 20h às 22 horas. Nego do Cavaco compôs o samba-enredo.

Já a Associação de Amigos Bloco Os Intocáveis estipula contar com 60 ritmistas e será a quarta a se apresentar. Conforme o presidente, Naylton Souza Silva, o “Axé” é o tema deste ano. A composição é de 2011 e foi produzida por Pedro Jorge, o Pedrão. O objetivo é prestar homenagem ao compositor e arranjador. Naylton, policial civil aposentado, é um dos fundadores de “Os Intocáveis”, criado em 1994. Segundo ele, o ambiente do bloco é bastante familiar e terá segurança reforçada. Os abadás serão vendidos no final do mês, na MS Fotos, na Frei Mariano, quase esquina com a Porto Carrero, mesmo local da concentração do bloco. A rainha de bateria será a Cristiane. Espera-se cerca de mil pessoas participando do bloco que deve seguir e retornar para o local de concentração onde terá comida e bebida.

A grande campeã de 2017, a Associação Cultural e Esportiva Bloco Nação Zumbi escolheu ser a quinta a desfilar. Com composição de Victor Raphael, vai levar ao público tema polêmico e atual: Direitos Trabalhistas. “Vamos falar sobre direitos adquiridos que estão sendo hoje jogados no lixo”, disse Airdo Gil da Costa, presidente do bloco. O Nação Zumbi existe desde 1995 e está confeccionando 800 abadás. A rainha de bateria será escolhida no próximo sábado, 20 de janeiro. O mestre Lilico vai puxar a bateria com mais cinco músicos. A concentração será no estacionamento do Hotel Nacional, na rua América, nº 1.045, a partir das 22h30. Os ensaios estão sendo realizados com a Escola de Samba Mocidade Independente da Nova Corumbá, nas terças e sextas, com a bateria Barcelona, do mestre Diego.