Corumbá

Em coletiva, prefeito anuncia programação oficial do Carnaval de Corumbá

 

O Carnaval 2017 de Corumbá terá apresentação da Banda Cheiro de Amor, Bateria Batuque Digital e um show gospel que ainda terá o nome do artista confirmado. As atrações nacionais estão confirmadas na programação oficial, lançada nesta quarta-feira, 15 de fevereiro, pelo prefeito Ruiter Cunha de Oliveira.

“O nosso Carnaval não será apenas de festa, mas também de investimentos. Nós estamos apostando muito em diversificação do seguimento turístico, e como temos um turismo forte e consolidado, procuramos aprimorar e aperfeiçoar outros seguimentos. Estamos trabalhando nisso com o ecoturismo, turismo de eventos e queremos também que o Carnaval faça parte desse âmbito, para que além da iniciativa do Poder Público, ele tenha uma geração de riqueza, empregos e aumento na economia local que é importante”, enfatizou Ruiter.

A Banda Cheiro de Amor comandará a sexta-feira de carnaval, a partir da meia noite. A Bateria Batuque Digital do Rio de Janeiro se apresentará na terça-feira, a partir da meia noite. Já o show Gospel será a novidade para este ano, no sábado, 04 de março. De acordo com o chefe do executivo, o evento é o atendimento ao pedido da comunidade evangélica do município, que deseja participar de forma mais efetiva da folia de momo corumbaense. Todas as atrações se apresentarão no palco central da festa, localizado na praça Generoso Ponce.

Já começou

Em Corumbá já é Carnaval. A abertura aconteceu no dia 25 de janeiro com a inauguração da exposição de fotografias dos antigos carnavais e fantasias, no antigo Hotel Galileo, onde atualmente funciona a Fundação de Cultura. No dia 12 de fevereiro foram escolhidas as três melhores marchinhas compostas por artistas da terra em evento realizado no Porto Geral.

Dando continuidade à folia, no dia 18 de fevereiro, sábado, às 18h, a passarela do samba será estreada em 2017 com o tradicional ensaio técnico das agremiações carnavalescas do grupo especial e de acesso. Para o domingo, 19 de fevereiro, a programação fica por conta da escolha da Corte de Momo, no Porto Geral a partir das 19h e após o término, o público contará com apresentação da Mocidade Independente da Nova Corumbá, atual campeã do grupo especial das escolas de samba.

Ainda no período pré-carnavalesco, haverá oportunidades de entretenimento aos amantes do carnaval. Na quarta-feira, 22 de fevereiro, o Carnaval da Melhor Idade, acontecerá no Centro de Convivência dos Idosos, às 09h30. Para noite, o Bloco Chama o Bombeiro promete agitar o centro da cidade, a partir das 20h. A concentração será na rua Frei Mariano, entre as Ruas Joaquim Murtinho e Porto Carreiro.

Na quinta-feira, o tradicional Bloco de Sujos, Chupeta dará início aos desfiles do dia. A concentração será na rua Cuiabá, às 20h. Também com a concentração às 20h, na rua XV de novembro entre Joaquim Murtinho e Cabral, o Bloco da Rede Feminina de Combate ao Câncer, ‘Somos Cravos, Somos Rosa’, descerá para a avenida. Finalizando a noite, às 22h, acontecerá a Coroação da Corte de Momo e o Desfile de Fantasias no Ginásio do Corumbaense Futebol Clube.

Oficialmente a programação de 24 a 28 de fevereiro trará novidades aos foliões, tais como: o samba no busão, criado como atrativo aos usuários do transporte público; bloco Sandálias de Frei Mariano desfilando em novo dia e horário. Em 2017 o bloco sairá no dia 25 de fevereiro, às 10h, com a concentração na rua Frei Mariano, esquina com a Cuiabá; e a roda de samba no Porto Geral, a partir das 10h30.

Para a sexta-feira, dia 24, primeira noite oficial do maior carnaval do Centro-Oeste brasileiro estão programadas a descida do Bloco Cibalena que terá sua concentração na rua Ladário, às 17h; seguido do Bloco Independente Sem Limite na Folia que terá sua concentração na rua Frei Mariano, a partir das 21h. Os shows no palco central da praça Generoso Ponce terão inicio às 22h e seguirão até as 04h.

O sábado 25 de fevereiro trará a irreverência do Bloco Sandálias de Frei Mariano, logo pela manhã, às 10h com concentração na rua Frei Mariano, esquina com a Cuiabá. Dando sequência a programação matinal, a roda de samba acontecerá às 10h30 no Porto Geral. Os foliões de Albuquerque receberão no Centro Comunitário, às 17h o baile infantil e às 22h, o baile show.

À noite a partir das 19h na avenida General Rondon, a diversão ficará por conta da disputa dos Blocos Oficiais que desfilarão em busca do titulo de 2017. Iniciando com o Afro Samba; segue sequencial com Os Intocáveis; Flor de Abacate; Nação Zumbi; Bola Preta; Arthur Marinho; Praia, Bola e Cerveja; Vitória Régia; Águia da Vila; Oliveira Somos Nós; e finalizando, Clube dos Sem.

O Bloco independente Afoga o Ganso que estará concentrado na rua Dom Aquino, às 23h, descerá às 02h30 para a passarela do samba. O baile popular na praça Generoso Ponce terá inicio às 02h.

Domingo, 26 de fevereiro, o carnaval matinal volta com o cortejo da Corte de Momo pela Feira de Domingo, localizada na rua Ladário. Já às 10h30, a roda de samba no Porto Geral convida a todos para ouvir boa música, bem como contemplar as belezas existentes só em Corumbá. As crianças não poderiam ficar de fora da folia, por isso, às 17h na Praça da Independência haverá baile infantil.

À noite a partir das 19h, o desfile das Escolas de Samba do grupo de acesso será iniciado, na seguinte ordem: Unidos da Major Gama, Caprichosos de Corumbá, Acadêmicos do Pantanal, Estação Primeira do Pantanal e Imperatriz Corumbaense.

O Bloco independente Biriguis que estará concentrado na rua Dom Aquino, às 23h, descerá para a avenida às 02h30. O baile popular na praça Generoso Ponce terá inicio às 02h.

A segunda-feira trará para a Avenida, às 19h, as escolas do Grupo Especial: A Pesada, Marquês de Sapucaí, Mocidade Independente de Nova Corumbá, Unidos da Vila Mamona e Império do Morro.

O Bloco independente Desculpintão que estará concentrado na rua Frei Mariano, às 23h30, descerá para a avenida às 02h30. O baile popular na praça Generoso Ponce terá inicio às 03h.

Finalizando o período momesco, o dia 28, terça-feira, trará ao público o Carnaval Cultural com o desfile a partir das 19h do Bonecões, Corte de Momo, Carros Antigos, Fuscas, Pastorinhas, Marinheiros, bloco do Frevo, além dos Cordões Carnavalescos, Paraíso dos Foliões, Cinelândia, Flor de Corumbá e Cravo Vermelho. O bloco dos palhaços se apresentará às 22h30 na passarela do samba. O show nacional da Bateria Batuque Digital acontecerá às 02h. Na quarta-feira, 01 de março, a apuração dos votos das Escolas e Blocos oficiais acontecerá na avenida General Rondon, às 16h.

 

Por: Da Redação