Corumbá

Em Brasília, prefeito viabiliza recursos para Corumbá e busca apoio para curso de Medicina

 

O prefeito Marcelo Iunes cumpre agenda de reuniões em Brasília nesta quarta-feira, 22 de novembro. Os encontros são com parlamentares da bancada federal sul-mato-grossense para tratar da agilização de projetos encaminhados ao Governo Federal, importantes para a continuidade de Corumbá.

Com o deputado federal Elizeu Dionizio (PSDB), com quem se reuniu agora à tarde, Iunes teve a garantia que os recursos de R$ 1,2 milhão – em emenda no Orçamento da União, feita pelo próprio parlamentar – destinados a Corumbá para investimentos no setor da Saúde, serão depositados ainda este ano. Também foi discutida a viabilização de recursos para outros setores. Na reunião, o prefeito esteve acompanhando pelo secretário Municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos, Ricardo Ametlla.

O chefe do Executivo corumbaense também teve reunião com o senador Pedro Chaves (PSC). No encontro, o prefeito articulou apoio do senador para concretizar a instalação do curso de Medicina em Corumbá. O Campus do Pantanal tem o projeto aprovado no Conselho da UFMS.

De acordo com o prefeito, a busca de apoio é importante porque o governo federal vai suspender a abertura de novos cursos de medicina pelos próximos cinco anos. Mas, dois editais em andamento terão continuidade. A ideia, segundo Marcelo Iunes, é incluir o curso de Medicina de Corumbá em um destes editais.

Iunes ainda discutiu com o senador a viabilização de recursos para a área de Esportes do município e a revisão do projeto para o Avançar Cidades, um programa do Ministério das Cidades que prevê investimentos em saneamento, habitação e mobilidade para atender municípios do País, divididos em três grupos: menos de 50 mil, outro de até 250 mil e acima de 250 mil habitantes.