Corumbá

Dia de combate ao abuso contra crianças e adolescentes em Corumbá

 

Com o intuito de mobilizar, sensibilizar, informar e convocar toda a sociedade para participar da luta de combate aos crimes contra população infantil, a Prefeitura Municipal de Corumbá, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania, está realizando uma série de atividades na cidade, como palestras nas escolas, blitz educativa, com panfletagem e adesivagem. As ações fazem parte da campanha do Dia Nacional de Combate ao Abuso e a Exploração Sexual de Crianças e Adolescente, celebrado nacionalmente nesta sexta-feira (18).

A ação pretende sensibilizar a população sobre a importância da denuncia de casos de abusos envolvendo menores. As palestras estão sendo ministradas em várias escolas da cidade. Nesta quinta acontecem adesivagem e panfletagem de carros no posto fiscal Lampião Aceso e no Posto Esdras, na Fronteira com a Bolívia, ao longo do dia. A mesma ação acontece também na sexta-feira (18) nas ruas centrais da cidade.

O dia 18 de maio foi criado em 1998, quando cerca de 80 entidades públicas e privadas, reuniram-se na Bahia para o 1º Encontro do Ecpat no Brasil. Organizado pelo CEDECA/BA, representante oficial da organização internacional que luta pelo fim da exploração sexual e comercial de crianças, pornografia e tráfico para fins sexuais, surgida na Tailândia, o evento reuniu entidades de todo o país.

Foi nesse encontro que surgiu a idéia de criação de um Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual Infanto-Juvenil.De autoria da então deputada Rita Camata (PMDB/ES) – presidente da Frente Parlamentar pela Criança e Adolescente do Congresso Nacional -, o projeto foi sancionado em maio de 2000. Desde então, a sociedade civil em Defesa dos Direitos das Crianças e Adolescentes promovem atividades em todo o país para conscientizar a sociedade e as autoridades sobre a gravidade da violência sexual.

 

Por: Da Redação