Corumbá

Corumbá: Sala do Empreendedor formaliza 64 novos negócios em sete meses

 

Em apenas sete meses de atividade, a Sala do Empreendedor já formalizou 64 novos negócios em Corumbá. É o que informa o secretário de Industria e Comércio, Pedro Paulo Marinho de Barros, observando que o órgão criado em 14 de maio pelo prefeito Paulo Duarte, por meio de decreto, está cumprindo o seu papel que é prestar assessoria direita ao microempreendedor individual (MEI) e aos proprietários de micro e pequenas empresas para simplificar e agilizar o processo de registro e funcionamento desses estabelecimentos no Município.

“Poucas cidades do Mato Grosso do Sul disponibilizam um sistema como o nosso, por meio da Sala do Empreendedor, que está instalada e regulamentada desde maio, mas que iniciou sua atuação em fevereiro de 2013. Para se ter uma ideia, até o mês de agosto, já havíamos realizado um total de 275 atendimentos, sendo 103 somente no mês passado, o que demonstra a sua importância para a formalização de negócios na cidade”, disse Pedro Paulo.

Pelo levantamento divulgado neste início de semana, dentre os serviços prestados, as maiores demandas estão relacionadas a informações aos feirantes da antiga Brasbol, com 82 atendimentos; MÉIS com 75, e formalização de novos empreendimentos, com 64 atendimentos.

“Um grande destaque foi justamente a formalização de novos empreendimentos, que permitiu a geração de mais de 95 postos de empregos direto”, anunciou o secretário, lembrando que, cada microempreendedor individual tem direito a contratar um único funcionário. “Acreditamos que pelo menos a metade deles o farão. Isto vai fomentar a economia local, gerando emprego, renda e circulação de dinheiro, serviços e mercadorias”, revelou.

O balanço divulgado esta semana pela Secretaria de Industria e Comércio ressalta também outros tipos de atendimentos como esclarecimentos de dúvidas; alteração de dados cadastrais; acato de denúncia de irregularidades; baixa, inclusive para reenquadramento com encaminhamento para o Centro de Atendimento ao Contribuinte e para os contadores; emissão e atualização de Declaração Anual Simplificada; informações sobre enquadramento, Declaração Anual Simplificada para o Microempreendedor Individual (DASN–SIMEI), e informação de microcrédito.

Outra conquista citada pelo secretário refere-se ao Programa Negócio Legal, um projeto de capacitação, que permitiu atender e certificar 71 empreendedores, nas duas etapas realizadas. São cursos de capacitação e orientação aos microempreendedores individuais (MÉIS) nas áreas de planejamento financeiro, acesso ao crédito, técnicas de vendas, qualidade no atendimento ao cliente, segurança do trabalho, benefícios sociais, preenchimento dos formulários mensais, entre outras. A iniciativa conta com as parcerias do Sebrae/MM e da Associação Comercial e Empresarial de Corumbá.

O atendimento ao público é realizado gratuitamente pela Agente de Desenvolvimento Local, na Rua XV de Novembro, 659, onde está localizada a Secretaria Municipal de Indústria e Comércio. O horário de atendimento e das 7h30 às 11h30 e das 13h30 às 17h30, de segunda a sexta-feira. Maiores informações podem ser obtidas pelo telefone (67) 3232-5221.

 

Por: Da Redação