Corumbá

Corumbá sai na frente e acaba com burocracia para abertura de empresas

Prefeito participou do lançamento do sistema e celebrou "mais um desafio superado" (Foto: Marcos Boaventura)

 

Prefeito participou do lançamento do sistema e celebrou "mais um desafio superado" (Foto: Marcos Boaventura)

Corumbá é a primeira cidade do Mato Grosso do Sul a simplificar procedimentos para abertura de novas empresas. A partir de agora, os empreendedores passam a contar com o projeto Integrar, da Rede Nacional para a Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas e Negócios (Redesim), que já está em pleno funcionamento na cidade. O lançamento ocorreu na noite de ontem, 04 de novembro, e foi comemorado pelo prefeito Paulo Duarte como mais um “desafio superado”.

O Projeto Integrar da Redesim foi desenvolvido pela Junta Comercial do Estado de Minas Gerais e disponibilizado ao Mato Grosso do Sul, a exemplo do que está ocorrendo em outros estados brasileiros, patrocinado pelo Sebrae. O sistema vai reduzir significativamente o prazo de abertura, alteração de empresas que que não atuem em áreas consideradas de alto risco, e até mesmo extinção de uma empresa, a partir da integração via Internet, entre os órgãos federais, estaduais e municipais.

“Uma das marcas da nossa administração é não ter medo de errar. Já enfrentamos alguns tabus e estamos vencendo. Na semana passada, superamos um grande desafio que foi a questão do transporte. Agora, estamos superando mais um que é a desburocratização de procedimentos que atravancava a nossa economia, a abertura de novas empresas na cidade”, destacou Duarte durante o lançamento do Projeto Integrar da Redesim.

O Chefe do Executivo corumbaense lembrou um dos motivos que o levou a criar a Secretaria de Industria e Comércio. Disse que uma de suas metas, antes mesmo de se eleger prefeito, era o crescimento do comércio local. “Nenhuma cidade cresce sem que o comércio cresça junto. Nossa disposição é trabalhar para fortalecer quem investe na cidade, fortalecer o comércio. A secretaria foi criada para isto e, desde o início, um dos focos foi a desburocratização”, lembrou.

E a iniciativa de eliminar entraves que atrapalhavam o crescimento da cidade passou pela elaboração de um projeto que levou Duarte a receber do Sebrae o prêmio Prefeito Empreendedor de Mato Grosso do Sul com o programa “Corumbá Legal – Desburocratização”, idealizado para simplificar o processo de abertura e viabilizar a operação das micro e pequenas empresas na cidade.

“Simplificar procedimentos, é isto que queremos e Corumbá é a primeira cidade do Estado a implantar o Projeto Integrar, da Redesim, por meio de uma parceria com a Junta Comercial do Mato Grosso do Sul e o Sebrae”, disse, enaltecendo o trabalho desenvolvido junto a estas duas instituições que será fundamental para reduzir sensivelmente, o prazo para quem deseja abrir empresa e investir na cidade.

“O que antes demorava meses, agora poderemos fazer em dois dias. Tudo isto está sendo possível por meio dessa integração com todos os órgãos envolvidos. Isto tudo representa fortalecimento do nosso comércio, da nossa economia, que vai gerar mais renda e emprego para a nossa gente”, ressaltou.

“É mais um desafio que estamos vencendo, mais um novo serviço que a Prefeitura coloca à disposição da nossa população, daquelas pessoas que desejam investir aqui, dos micros e pequenos empresários que terão suas vidas simplificadas, acesso mais facilitado a financiamentos. É isto que queremos, simplificar a vida de quem quer investir na cidade”, completou.

Redesim

Uma das vantagens do projeto da Redesim é que permite ao cidadão abrir ou regularizar seu negócio de forma mais ágil, com segurança, comodidade e sem burocracia, já que os órgãos envolvidos nas operações de registro e legalização, como a Receita Federal, secretarias estaduais e municipais, entre outros, são integrados na internet.

Isto representa redução dos custos sociais e econômicos da informalidade; o aumento da produção e competitividade entre as micro e pequenas empresas, bem como a adequação da Lei Municipal às leis federais que regulamentam a atividade empresarial.

O projeto esta sendo implantando em todos os estados brasileiros e, no Mato Grosso do Sul, Corumbá se mostrou preparada para receber essa tecnologia, se tornando a primeira cidade do estado a desburocratizar e trabalhar de forma integrada com a Junta Comercial e Receita Federal.

O ato contou com as presenças de mais de 50 profissionais da área de contabilidade, além de comerciantes, bem como de representantes do Corpo de Bombeiros; das secretarias de Saúde, Fazenda e Planejamento e de Infraestrutura e Serviços Públicos; Fundação de Meio Ambiente, entre outros segmentos envolvidos na questão.

Presentes também o secretário geral da Junta Comercial, Nivaldo Domingos, que representou o presidente Vagner Bertoli; Izabela Fernandes, do Sebrae; Ruberlei Bulgarelli, da RB Assessoria, que proferiu uma palestra, focando o novo sistema, além do vereador Carlos Alberto Machado. (Comunicação PMC)

 

Por: Da Redação