Corumbá

Corumbá renova convênio para agilizar legalização de empresas

 

Em reunião com o secretário de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar (Semade), Jaime Verruck, o prefeito Ruiter Cunha de Oliveira assinou a renovação do convênio da Prefeitura de Corumbá com a Rede Nacional para a Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas e Negócios (Redesim). O encontro aconteceu no início da noite da terça-feira, 10 de outubro, no gabinete do prefeito.

“A Redesim é uma rede de simplificação, que visa facilitar e agilizar processos de abertura, fechamento e alvarás das empresas. O prefeito Ruiter renovou esse convênio para que possamos oferecer ao empresariado de Corumbá uma maneira mais ágil para a abertura de empresas. O caminho que propomos, juntamente com a Prefeitura, é o de criar estruturas que facilitem o trabalho do empresário. Ele tem que perder o menor tempo possível no processo de abertura, encerramento ou de retirada de alguma documentação referente ao alvará”, explicou Verruck informando que a renovação é por mais quatro anos. “Isso mostra a pré-disposição da Prefeitura em integrar um sistema nacional de simplificação”, completou.

Para Ruiter, a renovação do acordo com a Redesim reforça o compromisso do Executivo corumbaense em agilizar os procedimentos referentes à abertura de novos empreendimentos no município. “Vai fazer com que todos os órgãos inerentes à abertura cadastral das empresas estejam interligados de modo que a informação ao empreendedor seja mais célere, aprimorarando a concessão da abertura de firmas num prazo mais rápido. Nosso objetivo é fazer com que tenhamos uma desburocratização do serviço, permitindo maior agilidade dentro do que a demanda, inclusive internacional, nos solicita. Corumbá está avançando e caminhando para atender de forma cada vez mais ágil a solicitação do mercado”, afirmou o prefeito.

Também participaram da reunião o secretário Municipal de Indústria, Comércio e Produção Rural, Renato dos Santos Lima, o presidente da Federação das Associações Empresariais de Mato Grosso do Sul (Faems), Alfredo Zamlutti Júnior, e o secretário-adjunto da Semade, Ricardo Senna.

A Redesim

A Rede Nacional para a Simplificação do Registro e Legalização de Empresas e Negócios (Redesim) é um sistema integrado que permite a abertura, alteração, baixa e legalização de empresas na Junta Comercial de Mato Grosso do Sul. Possibilita que o empresário faça todos os procedimentos para abertura ou alteração cadastral de uma empresa em um mesmo local, de forma mais ágil. Esse sistema, único e integrado, foi criado pela lei federal 11.598/2007.