Corumbá

Corumbá lançará campanha de combate ao mosquito Aedes aegypti

 

A Prefeitura de Corumbá lança nesta quarta-feira, 18 de outubro, a campanha “Combate ao Mosquito Aedes aegypti – Um desafio Para Nossa Gente”. A iniciativa articulada entra as Secretarias Municipais, Exército e Marinha para realização conjunta de prevenção e combate ao transmissor da dengue, zika vírus e chikungunya. A campanha vai até março de 2018 e busca sensibilizar e mobilizar a população a respeito da necessidade de realizar ações que previnam o avanço do mosquito.

“Nossa ideia é pegar esse período chuvoso, que está começando, e intensificarmos as ações. Estamos num período considerado pré-epidêmico. Hoje, Corumbá está em quinto lugar no Estado, no que diz respeito a notificações de dengue e em primeiro em notificações para zika vírus. Isso numa época de estiagem, com a chuva esses números tendem a piorar”, disse a gerente de Vigilância em Saúde, Viviane Ametlla.

Ao longo de toda a campanha, cada Secretaria Municipal, dentro de seu contexto, vai realizar alguma ação de combate ao Aedes aegypti. Estão previstas ações com atuação de militares nas áreas críticas junto com agentes de endemias; promoção de oficina de produção de repelente natural de Citronella e agente mirim; oficina de Grafitagem; plantio de mudas de Citronella; ação conjunta agentes de endemias e comunitários nos imóveis críticos; ações na fronteira e área portuária; produção de produtos reciclados com o CRAS; ensino de técnicas de limpeza de caixa d’água; ação no comércio local; execução de projeto para redução dos depósitos A2 (caixas de água em nível do solo para armazenamento de água).

O lançamento está marcado para as 18 horas, no Centro de Convenções, com palestra da médica infectologista Marcia Del Fabro. Ela vai apresentar um cenário nacional e estadual sobre a dengue, zika vírus, chikungunya.

Boletim Epidemiológico

Até o dia 07 de outubro, Corumbá registrou 508 casos suspeitos de dengue. Desses, apenas 31 foram confirmados, a maioria (10) no Centro da cidade. Outros cinco casos foram detectados no bairro Dom Bosco e três no Aeroporto.

O levantamento também indica que foram notificados, até o período, 123 casos suspeitos de zika vírus, com 10 confirmações. De chikungunya são 77 notificações e 11 confirmações. Os dados são do Boletim Epidemiológico número 32, divulgado na segunda-feira, 16 de outubro, pela Secretaria Municipal de Saúde.