Corumbá

Corumbá faz nesta segunda, a entrega do Prêmio Mulher Heloisa Urt

 

Quatro mulheres nas categorias Cultura, Meio Ambiente, Cidadania e Personalidade 2013, e um homem na categoria Sensibilidade de Gênero, recebem nesta segunda-feira, 10 de março, o Prêmio Mulher Heloisa Urt, instituído em 2013 pelo prefeito Paulo Duarte, para comemorar a Semana da Mulher. A solenidade acontece às 19 horas, no Centro de Convenções do Pantanal de Corumbá Miguel Gómez.

O prêmio é uma homenagem à ativista política e cultural Heloísa Urt e destaca mulheres e homens que contribuíram de forma efetiva para o reconhecimento e valorização das mulheres corumbaenses. A solenidade integra a programação da Semana da Mulher aberta no sábado com a Blitz das Flores na Rua Frei Mariano, que marcou também o Dia Internacional da Mulher.

Este ano a Semana da Mulher tem como tema “Compromisso com a Autonomia e a dignidade das Mulheres”, e é uma organização da Gerência de Políticas para Mulher da Casa da Cidadania, ligada à Secretaria de Assistência Social e Cidadania da Prefeitura.

Além da entrega do prêmio, a programação prevê ainda para a segunda-feira, uma oficina de Autoestima e Empoderamento das Mulheres Rurais. A palestra acontece em Porto Mortinho, no Assentamento Mato Grande, às 09 horas. Neste mesmo horário, a equipe do CRAS I realiza uma panfletagem nas escolas municipais Barão do Rio Branco e José de Souza Damy, e no Serviço de Aprendizagem Industrial (Senai).

Na terça-feira, 11, acontece o tradicional café da manhã com as servidoras, às 08 horas, no auditório da Prefeitura de Corumbá. Às 09 horas uma oficina de Autoestima e Empoderamento das Mulheres Rurais, no Passo do Lontra. A comemoração dos participantes do projeto Mulheres em Movimento acontece neste mesmo horário, no estabelecimento prisional feminino.

Ainda na terça-feira, a partir das 09h30, está programada a comemoração dos alunos que participam do projeto Maria da Penha visita sua escola. O encontro será realizado na escola Municipal CAIC Padre Ernesto Sassida. Às 14 horas, oficina de Autoestima e Empoderamento das Mulheres Rurais, no assentamento Paiolzinho. Já a partir das 15 horas, atividade cultural no CRAS I e projeto Galera Bom de Papo: Exibição Tela Verde, no Moinho Cultural. À noite, 19 horas, sessão solene na câmara de vereadores, em homenagem às mulheres.

Na quarta-feira, 12, nos horários de 07h30 e 13h30, será realizada uma confecção de lembranças, no CRAS I. A atividade é voltada para crianças e adolescentes. Já a partir das 09 horas, entrega de flores pelos alunos do Projovem do CRAS III. A atividade será realizada durante a feira livre do bairro Dom Bosco. E nesse mesmo horário, oficina de Empoderamento das Mulheres Rurais, no Porto da Manga. Já a partir das 14 horas, acontece uma tarde de homenagem e lazer para as mulheres do Centro de Convivência dos Idosos.

Na quinta-feira, 13, a programação segue para Porto Esperança e Assentamento Taquaral, nos horários de 10 e 14 horas, respectivamente, com a oficina de Autoestima e Empoderamento das Mulheres. Também às 14 horas, uma palestra sobre o direito da consumidora, no CRAS I. No horário de 15 horas, acontece uma palestra sobre “Direitos, Deveres e a importância da Mulher na Sociedade Atual”, no CRAS III e uma oficina de Autoestima e Empoderamento das Mulheres, no CRAS IV.

Na sexta-feira, 14, será realizado o lançamento da campanha de vacinação Anti-HPV, no auditório da Prefeitura de Corumbá, às 08h30. A partir das 09 horas, acontece uma oficina de Autoestima e Empoderamento das Mulheres, no assentamento Urucum. Neste mesmo horário, será oferecida uma aula de ginástica e dança para as mulheres do CRAS I.

Para sábado, 15, a programação reserva uma manhã de valorização, cultura e lazer das mulheres rurais. A atividade acontece no Distrito de Albuquerque, a partir das 09 horas. No período da tarde, 16h30, Passeio Ciclístico em homenagem as mulheres. O local de partida será no Ginásio Poliesportivo, sede da Fundação de Esporte de Corumbá (FUNEC).

A programação será encerrada domingo, dia 16, com a I Regata Feminina de Canoinhas, no Porto Geral, a partir das 08 horas, e às 19 horas, uma missa em ação de graças para as mulheres, no Santuário de Nossa Senhora Auxiliadora.

Parceiros

A Semana da Mulher este ano conta com um grande número de parceiros como as secretarias de Governo, Saúde, Educação, Produção Rural; das fundações de Cultura, Meio Ambiente, de Esporte; da Agência Municipal de Trânsito e Transporte; das gerências d a Juventude, Promoção da Igualdade Racial, Promoção e Defesa do Consumidor, Trabalho e Capacitação Profissional; do CRAM (Centro de Referência em Atendimento a Mulher em situação de Violência); do CREAS (Centro de Referência Especializado da Assistência Social); dos CRAS (Centros de Referências de Assistência Social).

São parceiros também o Conselho Municipal dos Direitos da Mulher, a Delegacia de Atendimento à Mulher, a Marinha do Brasil – Capitania Fluvial do Pantanal, Câmara de Vereadores de Corumbá; Diocese de Corumbá – Pastoral Carcerária, SAF (Sociedade Auxiliadora Feminina da Igreja Presbiteriana do Brasil), Moinho Cultural, Instituto Acaia do Pantanal, Colônias de Pescadores Z1 e Z14, ACODFAL (Associação Corumbaense das Pessoas com Doenças Falciformes) e o Jornal da Mulher.

 

Por: Da Redação