Corumbá

Corumbá: Bombeiros contém vazamento de amônia em fábrica de cerveja

 

Durante a tarde de ontem, quinta-feira (08), o 3° Grupamento de Bombeiros Militar foi acionado por moradores do bairro Cervejaria, em Corumbá. A população alegava o desconforto respiratório, cefaleia e irritação nos olhos. A guarnição do 3° GBM esteve no local e constatou o vazamento de gás amoníaco em uma fábrica de cerveja. De acordo com relatos dos operários da fábrica, o vazamento ocorreu após ter sido realizado um corte no cilindro do gás.

O gás amônia considerado altamente irritante, é um dos gases inorgânicos mais utilizados pela indústria química na fabricação de fertilizantes, nitratos, ácido nítrico, explosivos, plásticos, produtos têxteis, agente refrigerante em sistemas frigoríficos e outros processos similares. É um gás de alta solubilidade em água, por isso seus efeitos são vistos primeiramente nas áreas úmidas como olhos, orofaringe, epitélio e mucosa do trato respiratório.

Na fábrica o gás amoníaco é utilizado na refrigeração – durante o processo de industrialização da bebida – e de acordo com informações do proprietário, o que estaria vazando seria apenas o resíduo do gás que teria ficado no sistema de tubulações interligadas ao cilindro, pois a fábrica está desativada e os operários estariam realizando a retirada dos maquinários para serem transportados até a cidade de Toledo, no Paraná.

Após o vazamento, os operários foram removidos da indústria, assim como todos os moradores da região em um raio de 200 metros. As equipes do 3° GBM iniciariam os trabalhos de contenção do vazamento, com EPI’s nível C e A , trata-se de uma roupa capsulada totalmente vedada, e com um sistema respiratório autônomo.

Durante a operação, mais de trezentas famílias foram afetadas pelos efeitos do gás e aproximadamente cento e cinquenta famílias foram evacuadas de seus lares. Devido os efeitos do gás, um bebê de apenas dois anos foi encaminhado para o Pronto Socorro Municipal de Corumbá. Outras três crianças e três adultos que apresentavam os sinais e sintomas resultantes da inalação e exposição ao gás foram submetidos a atendimento médico.

Os trabalhos avançaram durante a noite, devido o difícil acesso ao ponto do vazamento e a pressão positiva no orifício. Na madrugada desta sexta feira (09), por volta das 2h30min, os militares do 3° GBM conseguiram realizar a oclusão do orifício.