Corumbá

Corumbá assina termo de cooperação da Redesim com a Junta Comercial

Solenidade aconteceu na tarde de hoje em Campo Grande (Divulgação)

 

Solenidade aconteceu na tarde de hoje em Campo Grande (Divulgação)

O prefeito Paulo Duarte participou no início da tarde desta quarta-feira, 24, em Campo Grande, do lançamento do Programa Estadual de Apoio aos Pequenos Negócios (Propeq). A solenidade foi no Centro de Convenções Rubens Gil de Camilo e contou com as presenças do governador Reinaldo Azambuja, do ministro da Secretaria da Micro e Pequena Empresa, Guilherme Afif Domingos, além de lideranças políticas e empresariais.

Durante o evento, Paulo Duarte assinou um termo de Cooperação Técnica da Rede Nacional para Simplificação do Registro e de Legalização de Empresas e Negócios – Redesim, com a Junta Comercial do Estado de Mato Grosso do Sul, juntamente com outros 21 municípios sul-mato-grossenses.

Como se sabe, Corumbá foi a primeira cidade do Estado a aderir à Redesim, sendo a única também onde esta ferramenta já está funcionando. “Somos uma das principais cidades que conseguiram avançar na simplificação dos processos para procedimento de liberação de documentação para os pequenos comerciantes”, ressaltou o prefeito.

“Trata-se de uma ferramenta que veio para facilitar a vida dos empresários, de forma que agora eles podem investir em seus negócios sem a burocracia que antes existia”, observou.

Cita ainda que apesar da crise atual, “Corumbá tem se mantido entre as primeiras cidades em desenvolvimento no comércio. Ao invés de registrar queda, tem registrado um bom momento de alta nos investimentos de grandes empresas e franquias, além dos pequenos comerciantes, que vendo essa boa fase, também estão apostando no investimento e melhoria de seus comércios”, completou.

E como exemplo desse desenvolvimento, o prefeito citou a instalação do frigorífico da Ema (Empresa Marinho de Agropecuária do Pantanal Ltda), que entra em funcionamento no próximo ano; da Caimasul (Caimans do Sul do Pantanal Importação e Exportação Ltda), especialista na criação, abate, industrialização e comercialização da carne e couro de jacarés; da Lojas Americanas, cuja inauguração acontece em breve, além das pequenas e microempresas que estão sendo implantadas na cidade, gerando renda e emprego para a população, movimentando a economia local.

Redesim

Corumbá foi a primeira cidade do Mato Grosso do Sul a simplificar procedimentos para abertura de novas empresas com a adesão à Redesim, lançada no final de 2014. O sistema foi desenvolvido pela Junta Comercial do Estado de Minas Gerais e disponibilizado ao Mato Grosso do Sul, a exemplo do que está ocorrendo em outros estados brasileiros, patrocinado pelo Sebrae. Visa reduzir significativamente o prazo de abertura, alteração de empresas que não atuem em áreas consideradas de alto risco, e até mesmo extinção de uma empresa, a partir da integração via Internet, entre os órgãos federais, estaduais e municipais.

O evento desta tarde marcou ainda a posse dos membros do Fórum Estadual Permanente da Microempresas e da Empresa de Pequeno Porte (Fórum MS-MPE), e o lançamento do Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor, nova edição. O prefeito Paulo Duarte, em 2014, conquistou o prêmio na categoria “Novos Projetos”, com o programa “Corumbá Legal – Desburocratização”, para simplificar o processo de abertura e viabilizando a operação das micro e pequenas empresas na cidade.

O evento foi uma ação da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Econômico (Semade). O Programa Estadual de Apoio aos Pequenos Negócios (Propeq) visa fortalecer os pequenos negócios em Mato Grosso do Sul e a proposição desse programa pelo Governo do Estado, formaliza de maneira inédita uma política específica de apoio aos pequenos negócios (microempreendedores individuais, microempresas e empresas de pequeno porte) por entender que elas podem se tornar importantes instrumentos de promoção do desenvolvimento.

 

Por: Da Redação