Corumbá

Corumbá antecipa cerca de mil exames e consultas através do “Saúde em Dia”

 

O projeto Ação Saúde em Dia concluiu neste sábado, 22 de julho, as remarcações de consultas e exames médicos. Até o dia 31 de agosto, pacientes que decidiram pelo reagendamento vão realizar ultrassonografias, consultas especializadas e tratamento odontológico de maneira antecipada. Neste sábado, quem compareceu à praça CEU, no bairro Jardim dos Estados, teve a oportunidade também de se consultar com clínico geral, pediatra, realizar exame preventivo, receber medicamentos e vacinação. O projeto Saúde em Dia é iniciativa da Prefeitura de Corumbá, por meio da Secretaria Municipal de Saúde.

“Tivemos a oportunidade de atender aquelas pessoas que precisavam, principalmente de algumas especialidades e exames laboratoriais, que estavam com uma longa fila de espera, e isso já deu um resultado enorme. Aqui mesmo nesta ação, logo no início da manhã, um grande número de pessoas já tinha sido atendido”, afirmou o prefeito Ruiter Cunha de Oliveira. Conforme ele, pelas dificuldades atuais com relação aos repasses dos recursos financeiros para o Município, a sua administração está priorizando ações e maximizando serviços, para que a população tenha o retorno esperado e com qualidade melhor, como é o caso do projeto Saúde em Dia.

“Hoje, Corumbá sofre pela falta de repasses financeiros em dia. A gente tem algumas verbas, por exemplo, com seis, sete meses de atraso, mas nem por isso o serviço deixou de ser feito, mas isso tem um limite, a gente não consegue fazer o pagamento dessas despesas só com recursos próprios. A gente precisa que o Governo Federal e o Governo Estadual também nos auxiliem porque é no município que está o atendimento imediato ao cidadão”, disse Ruiter. Para o prefeito, a vontade de fazer mais ações como esta é grande.

“Tomara que a nossa vontade unida à vontade da nossa população se transforme e toque principalmente naqueles que podem nos ajudar, no que se refere ao repasse de recursos. Temos ideias, os programas estão avançando, mas a gente precisa do apoio dessas entidades, do Governo Federal e do Governo Estadual. Sem o auxílio deles, eu não digo a você que a gente não vai fazer, mas a gente faz num passo muito mais demorado, precisamos de parceiros nos auxiliem”, afirmou o prefeito.

Para Rogério Leite, secretário municipal de Saúde, a Ação Saúde em Dia já surgiu sendo um sucesso, pois proporciona ao munícipe mais saúde e bem-estar. “Você conseguir anteceder agendamento de exames e consultas especializadas de pessoas que estavam marcadas para serem atendidas somente em janeiro de 2018, dar condição à população de ter a realização dessa consulta ou exame em julho de 2017 só reflete o sucesso da nossa ação”, afirmou.

A quantidade de pessoas atendidas antecipadamente já ultrapassou as 800 desde o primeiro dia do projeto, iniciado em 8 de julho. Nessa semana, o Saúde em Dia deve superar o número de mais de mil consultas e exames antecipados. “Saúde em Dia é compromisso da gestão Ruiter Cunha de Oliveira em possibilitar ao cidadão o direito que ele tem à saúde”, completou Rogério.

Dona Maria de Lourdes Calonga Monge, avó do pequeno Kelvin, de 08 anos de idade, levou a criança para ser atendida pelo pediatra na manhã deste sábado, 22 de julho. “Foi a melhor coisa que fizeram porque muitos não têm condições de levar os filhos ao médico. Minha filha não tinha como levar ele ao médico porque não tem tempo, então eu trouxe porque estava com bastante tosse. Que venham muitos outros projetos porque precisamos”, disse dona Maria de Lourdes, moradora do bairro Guanabara. Da consulta, ela foi direto à farmácia do Saúde em Dia, que também estava na praça CEU, e acabou levando para o seu neto anti-inflamatório, antialérgico e remédio contra vermes.

Vergília Benevides levou seu filho para consultar com um clínico geral e aproveitou também para ser avaliada pelo médico. “Eu acho essa ideia muito maravilhosa porque a gente aproveita para receber consulta hoje e ainda mais perto de casa. Gostei muito”, disse. (Assessoria de Comunicação PMC)