Corumbá

Coordenadoria LGBT apresenta planejamento de ações da pasta

 

O planejamento das ações da Coordenadoria de Políticas Públicas para LGBT (Lésbicas, Gays, Bissexuais e Transgêneros) foi apresentado na manhã desta segunda-feira, 19 de junho. “Com essa reunião, damos a largada para as nossas ações a respeito do público LGBT, principalmente no que diz respeito à cidadania”, explicou Giovanno Morrone Aranda, titular da pasta.

De acordo com o coordenador de Políticas Públicas para LGBT, o encontro desta segunda-feira deu a oportunidade de conhecer as demandas do segmento. “A partir dessa reunião, tivemos feedback para saber o que esperam e o que têm a dizer, quais prioridades e, com base nisso, fazer o que precisam. Mostramos nossas perspectivas de trabalho e informamos que a porta está aberta para eles”, disse.

Foi apresentada a proposta de mapeamento LGBT. “Esse programa não existe em Corumbá. Nunca foi feito. Vamos com isso apurar qual a demanda LGBT”, destacou Morrone. Esse mapeamento – que deverá ser disponibilizado via online e também manuscrito – terá como modelo um serviço realizado pela Subsecretaria LGBT em Campo Grande, que foi adaptado à realidade corumbaense.

“Vamos deixar formulários nos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS), fazer um serviço de campo para que preencham e se cadastrem. Vamos promover cursos por meio dos CRAS, após conhecermos a demanda dessa população LGBT. Queremos aproximação com o Poder Público, mas sabendo quem são, quantos são, o que precisam, qual necessidade em cada bairro”, completou o responsável pela Coordenadoria.

A primeira-dama e secretária Especial de Cidadania e Direitos Humanos, Beatriz Cavassa de Oliveira, participou da reunião. Ela afirmou que a iniciativa teve como objetivo o início de um trabalho para a formulação de políticas públicas para o segmento LGBT. “A administração está preocupada com todos os segmentos da comunidade. Chamamos para fazermos, juntos, o planejamento das ações. Queremos ouvi-los para construirmos políticas voltadas para esse segmento”, concluiu.

Vinculada à Secretaria Especial de Cidadania e Direitos Humanos da Prefeitura de Corumbá, a Coordenadoria de Políticas Públicas para LGBT funciona na sede da Secretaria, na rua 15 de Novembro, 400, entre ruas Dom Aquino e 13 de Junho, área central da cidade.