Corumbá

Começa a maior festa caipira do Estado, o Arraial do Banho de São João de Corumbá

 

Uma das mais tradicionais festas caipiras do centro-oeste brasileiro, o Arraial do Banho de São João será aberto na noite deste sábado, 21, em Corumbá. Durante três dias, a cidade será palco de um evento marcante, com destaque para a noite do dia 23, véspera do dia do Santo, quando mais de 100 famílias de festeiros descem a Ladeira Cunha e Cruz com os seus andores, para um momento único no Brasil: banhar a imagem de São João nas águas do Rio Paraguai.

E este ano a festa promete. Já na abertura neste sábado, o público terá atrações como apresentações de quadrilhas juninas, concurso de andores e shows musicais, com destaque para a dupla Marlon & Maike, na estrutura montada na ferradura do Porto Geral. E tudo isso regado a muita comida e bebida típicas da época na praça de alimentação, onde 100 barracas estarão à disposição da população e dos turistas.

O Arraial tem o mesmo apelo popular das manifestações nordestinas e é uma tradição única da cidade, no Mato Grosso do Sul, e de alguns municípios do estado vizinho, Mato Grosso, por influência portuguesa. Mistura ameríndia – daí a presença do cururu nas cerimônias de elevação do mastro e das rezas nas casas – sacro-profana – da ladainha cantada pausadamente ao ritmo carnavalesco – e o sincretismo religioso, que marcou o período de escravidão no Brasil.

A festa é promovida pela Prefeitura Municipal e representa a valorização e o resgate das tradições folclóricas e da cultura popular que se manifestam através das rezas e crenças, cujas raízes estão presentes no sentimento e na alma do povo corumbaense.

A programação está a cargo da Fundação de Cultura de Corumbá e será aberta neste sábado às 18 horas, com apresentação de quadrilhas juninas; do Concurso de Andores a partir das 20 horas, além de shows musicais a partir das 21h30.

Para o domingo, 22 de junho, a partir das 18 horas, está marcado o Concurso de Quadrilhas Juninas. Nesta noite, no palco da ferradura, a atração será Sá e Guarabyra. O show começa às 21h30. A dupla alcançou o grande público do país nas décadas de 70 e 80, com as canções “Dona”, “Sobradinho” e “Espanhola”. Com um estilo musical conhecido como rock rural, foi influenciada pelos grandes nomes do rock dos anos 70 (Bob Dylan, Beatles, Stills & Nash) e pela música caipira, do interior do Brasil. Após Sá e Guarabyra, sobem ao palco bandas e músicos locais que adentram à madrugada em festa.

Para o dia 23, véspera da data dedicada a São João, a Ladeira Cunha e Cruz começa a receber os festeiros e seus andores a partir das 18 horas. Mais tarde, às 20 horas, começam os shows musicais com artistas locais, preparando o público para o momento de elevação do Mastro de São João, às 23h15, e para a roda de cururu, às 23h30.

À meia-noite, as atenções se voltarão para o céu que será colorido por fogos do show pirotécnico que anuncia a chegada do dia de São João. Após as luzes no céu pantaneiro, a música volta para o palco central com o show da dupla Marcelo e Renato.

 

Por: Da Redação