Corumbá

Com São João, Império fecha desfile das escolas em Corumbá

A comissão de frente trazia o Banho de São João apresentado por 12 componentes (Foto: Gisele Ribeiro)

 

Corumbá (MS) – Em busca do título, a Escola de Samba Império do Morro fez um desfile homenageando uma das festas mais tradicionais de Corumbá: o São João B. Com mistura de crendice e religiosidade, a agremiação transformou a avenida General Rondon em uma verdadeira festa de São João corumbaense, já considerada como patrimônio imaterial do Mato Grosso do Sul.

A comissão de frente trazia o Banho de São João apresentado por 12 componentes (Foto: Gisele Ribeiro)

Com o enredo “O Império de João” desenvolvido com a temática de divulgar a importância do Santo para o município, bem como para o turismo local, a escola levou para avenida muito colorido, alas coreografadas, a encenação do tradicional banho de São João, a confecção dos andores e a fé.

A comissão de frente trazia o Banho de São João apresentado por 12 componentes que se dividam entre o sagrado e o profano. Já o carro abre-alas complementou a apresentação da comissão de frente com o batismo de João nas águas do rio Paraguai.

A bateria do Mestre Edinho se destacou por estar na segunda ala da agremiação representando o caipira, personagem tradicional na festa. Madrinha da bateria, Lucilinha Victório desfilou de rainha do arraial. Ambos realizaram uma bela evolução durante a entrada e saída do recuo.

O mestre sala e porta bandeira, Juruna e Suelen, representaram os noivos do arraial e esbanjaram simpatia ao defenderem o pavilhão verde e rosa. Uma novidade trazida pela escola é o acompanhamento do casal por guardiões dos noivos com fantasias de padre, figura essencial para a realização do casamento caipira.

A ala das baianas veio exaltando São João, o ‘Viva São João’ é uma saudação utilizada pelos festeiros, por isso, veio para o desfile com tanto destaque e de maneira irreverente.

A beleza dos cinco carros alegóricos era indiscutível, cercado de muitos por menores, além de tecidos tradicionais, como a chita, transpareciam a peculiaridade da festa corumbaense realizada no mês de junho. O segundo levou o arraial, ou seja, a tradução de como fica o Porto Geral em época de festa junina; o terceiro evidenciou a tradição da confecção dos andores de São João para a descida pela ladeira Cunha e Cruz até o rio Paraguai; o quarto revelou a crença em Xango, o orixá considerado como senhor da justiça; e o quinto homenageou São João com a alegoria Parabéns Para Você.

Os 900 componentes conseguiram passar ao público todo o encanto que rodeia as tradições do Banho de São João. As 15 alas foram divididas para contar a história que acompanha a realização dos festejos juninos e para de forma minuciosa mostrar costumes, brincadeiras, adereços, músicas, bebidas e comidas típicas, bem como a religiosidade que envolvem todos os credos.

O cortejo da Império do Morro em homenagem a São João pela passarela do samba empolgou corumbaenses, assim como os visitantes. A alternância entre o sacro e profano contagiou o público que através de aplausos elogiou a passagem da escola que foi a última a se apresentar, na segunda noite dos desfiles das Escolas de Samba.

FICHA TÉCNICA
Presidente: Edson Fardini Caceres
Tesoureiro: Rosane Victório
Cores: Verde e Rosa
Enredo: O IMPÉRIO DE JOÃO
TOTAL ALAS: 17 ALAS
Número de Alegórias: 05
Componetens: 900
Carnavalesco: KIRO PANOVICHT
Autor do samba enredo: Levy Kelmo
Diretor de Carnaval: Bianca Baruki
Diretor de harmonia : Robson ( Xuxa)
Interprete: Levy Kelmo
Apoiadores: Paulinho, Neilor, Ramonzinho, Silvinho e Boca Nervosa
Músicos: Nego, Breno, Hugo, Murilo
Diretor de bateria: Wagner e Ricardinho
Mestre de bateria: Edinho
Rainha da Bateria: Lucilinha Victório
Mestre Sala e Porta bandeira: Juruna e Suelen
Aderecistas: Tio Marlon, Julio César, Gabriela, Willian e Elaine
Costureiro: Chico Pinheiro
Serralheiro: Jonas

SAMBA ENREDO: O IMPÉRIO DE JOÃO
Profeta…olhai por nós
Essa é a voz de umpovo que te ama
E nessa festa, a Império vem saudar
Hoje a avenida te aclama
Canta…que o arraial vai começar
Alegria esta no ar…ôôô
Lembrando do “Arauto do Messias”
História que o tempo preservou
O morro faz do samba oração
O batismo no Jordão
Fez nascer a força da fé
Purificação…
A Luz da verdade, ele é
Marejou o meu olhar… vem ver
É João a nos guiar… um vento soprou
Espalhando pelo mundo uma lição
Celebração de amor

Em Corumbá, uma tradição se fez presente
Bandeirinhas a tremular
É cultura popular…é nossa gente!
Tem Cururu e Siriri
E na Ladeira, os andores vão chegar
O “Banho” é a prova de devoção
Sou eu… uma paixão que se renovou
A justiça do Rei Xangô…emoção