Corumbá

Com recursos próprios, Prefeitura de Corumbá inaugura unidade de Saúde Pe. Ernesto Sassida

Unidade de Saúde oferecerá atendimento médico e odontológico (Foto: Kléverton Velasques)

 

Com a entrega da Unidade de Saúde Padre Ernesto Sassida, no bairro Dom Bosco, ocorrida na manhã desta quinta-feira, 08 de maio, mais de duas mil da região serão beneficiadas com serviços médicos e odontológicos.

Construída numa área de 330 metros quadrados, a unidade de saúde fica instalada junto ao complexo da Cidade Dom Bosco, em terreno doado pela Missão Salesiana de Mato Grosso à Prefeitura Municipal de Corumbá. A doação foi uma iniciativa do Padre Ernesto Sassida, ainda em vida.

Unidade de Saúde oferecerá atendimento médico e odontológico (Foto: Kléverton Velasques)

Para o padre Amércio Rezende de Oliveira, vice-diretor da comunidade e das obras salesianas de Corumbá (Santa Teresa e Dom Bosco), a entrega da unidade de saúde concretiza um antigo sonho do idealizador e fundador da Cidade Dom Bosco, padre Ernesto Sassida, compartilhado por toda comunidade.

“É um motivo de gratidão a Deus e às pessoas, além de alegria pois era um desejo muito grande do padre Ernesto Sassida. Esse centro de atendimento foi um das primeiras unidades ainda surgidas na década de 70 aqui na Cidade Dom Bosco. A comunidade. como um todo aqui do bairro. está muito agradecida pelo ambiente que foi muito bem construído, com muito carinho. Foi algo muito bem planejado, programado”, afirmou o religioso.

A nova unidade conta com dois consultórios médicos, um consultório odontológico, salas de vacina, de exames preventivos, inalação, curativo, triagem, sala de dispensação de medicamentos, ambulatório, brinquedoteca, sala de espera, sanitários, além de outras áreas, inclusive administrativa.

A secretária de Saúde de Corumbá, Dinaci Ranzi, explicou que, na busca pela saúde pública de qualidade, o rompimento com velhos paradigmas é uma árdua tarefa.

“Todos nós, trabalhadores da Saúde, acreditamos que aqui o SUS pode dar certo porque a nossa equipe quer e está lutando para tudo isso acontecer. Desconstruir o velho para construir o novo, quebrar paradigmas é a tarefa mais difícil de fazer. Mas estamos empenhados para que isso aconteça, queremos dar estrutura digna como essa”, afirmou a gestora.

Para a conclusão da unidade Padre Ernesto Sassida, a Prefeitura Municipal investiu quase 600 mil reais de recursos próprios, conforme declarou o prefeito Paulo Duarte que frisou a integração entre os profissionais da saúde com o objetivo do oferecimento de saúde pública de qualidade.

“Talvez, a população não saiba mas, em um ano e quatro meses de gestão, nós trouxemos mais 22 médicos para a cidade através do Programa Mais Médicos. Do que adiantaria inaugurar essa, que é a mais moderna unidade de saúde de Corumbá, sem médicos, sem profissionais de saúde? O importante é que não há nenhum tipo de discriminação, todos os profissionais de saúde são importantes”, disse.

Ele afirmou também que o município está trabalhando para fortalecer o setor da saúde, com a contratação e a regulamentação trabalhista dos profissionais da área.

“Não trouxemos somente médicos, chamamos enfermeiros, agentes de saúde, assistentes sociais aprovados em concurso, o que nos possibilitará mais sete equipes em nossa cidade. Vamos colocar em vigor, efetivamente, um plano para os profissionais, médicos”, afirmou.

Duarte avisou que, neste mês, mais duas unidades de saúde serão inauguradas, fortalecendo a rede de saúde do município. No dia 14, no bairro Nossa Senhora de Fátima, será entregue a unidade de Saúde Humberto Pereira e, em data ainda a ser definida, a unidade do distrito de Albuququerque.

 

Por: Da Redação