Corumbá

Com produtores, Ruiter conhece potencial econômico do cavalo pantaneiro

 

O prefeito Ruiter Cunha de Oliveira reuniu-se com os representante do Centro de Criadores de Cavalo Pantaneiro de Corumbá. A cidade é um dos principais polos de criação daquela raça equina e sediou na noite do sábado, 23 de setembro, o 22° leilão elite do cavalo pantaneiro, com 28 lotes de animais de criadores de Mato Grosso do Sul e Mato Grosso.

“Conhecemos e aprendemos mais sobre o cavalo pantaneiro, uma raça originariamente nossa, criada aqui, com características peculiares de força e destreza no campo, que hoje tem papel fundamental no setor produtivo. Há mercado para ampliar. Nossos criadores estão conquistando prêmios. Isso dá força ao setor e abre maiores possibilidades de recursos e desenvolvimento para o setor na região”, afirmou o chefe do Executivo corumbaense, que também assistiu a uma palestra sobre a manutenção da sanidade animal.

Presidente do Centro de Criadores de Cavalo Pantaneiro de Corumbá, Ricardo Kassar, elencou as propriedades da raça equina. “Tem nas suas característica performances inigualáveis. É um animal que se alimenta com o focinho dentro d’água, o casco tem resistência nos momentos que atravessa o Pantanal que outro animal não teria porque (a água) amolece o casco. O cavalo pantaneiro enfrenta isso com performance extraordinária, é extremamente manso, de fácil trabalho na lida do campo e também tem grande performance nas provas de laço comprido. Não deve nada a nenhuma raça equina”, disse.

Ruiter ainda destacou a importância da Feira Agropecuária do Pantanal 2017 (Feapan 2017) para a cidade e região pantaneira. O leilão de cavalo pantaneiro integra a programação de negócios da Feapan. “É importante o Poder Público fomentar um espaço como esse. A Feira Agropecuária tem potencial muito grande não apenas na divulgação dos produtos do agronegócio, mas acima de tudo, de potencializar nossa região, nosso Pantanal”, ressaltou o prefeito. Ainda no primeiro mandato [gestão 2005 – 2008], Ruiter incentivou a retomada da realização da Feapan no município.