Corumbá

Com entrega de alimentos do PAA, Corumbá fortalece agricultura familiar

 

O Município iniciou nesta terça-feira, 27 de junho, a entrega do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) para instituições e entidades da Assistência Social e Saúde. A ação é coordenada pela Secretaria Especial de Agricultura Familiar, que é vinculada à Secretaria Municipal de Indústria, Comércio e Produção Rural.

De acordo com o secretário Especial de Agricultura Familiar, Mohamad Abdallah, estão inscritos 207 produtores e a expectativa do Município é adquirir um total de 264.206 quilos de produtos cultivados nos assentamentos da região, totalizando a quantia de R$ 499.709,50.

Ainda segundo o secretário, as entregas só começaram agora por conta da necessidade de prestação de contas com relação às ações realizadas na gestão passada. Com o início do PAA, as entregas dos alimentos serão realizadas semanalmente.

Mohamad informou que o objetivo do Município é estimular a produção nos assentamentos rurais. “A Prefeitura quer comprar toda a produção com o recurso disponibilizado. Havendo entidade para receber os alimentos, o Município faz a compra dos produtos. Produto e produtor têm”, afirmou o secretário ao informar que a Secretaria também busca melhorar o preço pago pelos produtos. Os recursos do PAA são provenientes do Governo Federal.

Produtor do assentamento Paiolzinho, Inácio Manoel da Costa fez a entrega de mandioca; moranga e tomate para o Programa de Aquisição de Alimentos. “É bom porque a gente vende tudo, na feira às vezes a gente não consegue vender tudo. Aqui, evita de perder e dá um lucro para gente”, disse.

Também do Paiolzinho, Francisco Adonias destacou o fato de o PAA permitir que toda a produção seja vendida. “Na feira é mais difícil, algumas vezes não vendemos tudo. Aqui a gente vende e recebe”, enfatizou o produtor.

Desenvolver agricultura familiar

Com o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), o Município faz a compra de alimentos diversos e promove a doação simultânea às entidades da rede socioassistencial, aos equipamentos públicos definidos pelo Grupo Gestor do PAA com o objetivo de atender demandas locais de suplementação alimentar de pessoas em situação de insegurança alimentar e nutricional.

A iniciativa tem como objetivo promover a articulação entre a produção da agricultura familiar e a destinação, visando o desenvolvimento da economia local e o atendimento direto às demandas de suplementação alimentar e nutricional dos programas sociais locais. A entrega dos alimentos acontece as terças, quartas e quintas-feiras.

Nesta primeira entrega serão beneficiadas as seguintes instituições: Instit. Acaiá Pantanal – Programa Jatobazinho, Instituto Moinho Cultural, Lar de Ismael – Inserção Produt. E Social, Lions Clube de Corumbá – Mãos que Fazem, MSMT – Cidade Dom Bosco, Obra Social Madre Mazzarello – Geniquinho, Oficina Mãos Amigas Santo Antônio de Pádua, Rede Feminina de Combate ao Câncer, Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE), Asilo São José da Velhice Desamparada, Casa de Acolhimento Adiles, Casa de Passagem José Lins, Casa de Recuperação Infantil Padre Antônio Muller, Centro de Convivência dos Idosos, Centro POP, CRAS Albuquerque, CRAS CEU, CRAS I, CRAS II, CRAS III, CRAS Itinerante, CRAS IV, CREAS, CAPS AD, CAPS II e CAPS Infantil.