Corumbá

Cidade Dom Bosco celebra 51 anos de fundação nesta terça-feira

 

A Cidade Dom Bosco completa nesta terça-feira (03) 51 anos de Fundação. O projeto idealizado e fundado por um grupo da sociedade corumbaense, juntamente com padre Ernesto Sassida, comemora com uma extensa programação a data festiva. Desde as primeiras horas da manhã, missas, homenagens e apresentações marcam a celebração da instituição que já proporcionou educação para mais de 26 mil crianças e adolescentes.

A instituição missionária, educacional e caritativa, fundada em 1961 pelo padre salesiano Ernesto Sassida, comemora mais de meio século de existência desde às 06h30, quando foi realizada uma alvorada festiva pelos atendidos do projeto Criança e Adolescente Feliz. Às 07h30, houve missa na igreja Dom Bosco para os alunos do Ensino Fundamental, no mesmo horário celebração na capela da Cidade Dom Bosco. O curso de Serigrafia do Centro de Qualificação para o Trabalho Dom Bosco e Clube das Mães da Cidade Dom Bosco fizeram homenagens aos 51 anos de fundação da instituição social e para seu idealizador, Padre Ernesto Sassida.

Durante a manhã foi realizado também o lançamento do site da União dos ex-alunos da Cidade Dom Bosco e show com o grupo Sedução. No período da tarde, às 15h30, tem apresentação do coral “Canarinhos de Dom Bosco” e às 19 horas missa com os alunos do período noturno. O dia festivo será encerrado com palestra do padre Miguel Paes da Silva sobre: “A Religiosidade de Dom Bosco: Um homem de Deus”, na Igreja São João Bosco.

Fundada em 03 de abril de 1961 pelo padre Ernesto Sassida, a Cidade Dom Bosco inicialmente era chamada de “Escola Profissional Alexandre de Castro”. Tudo começou em um barracão doado por dona Catarina Anastácio Cruz, que cedeu espaço de sua casa para a construção dessa grandiosa obra social e educativa. No antigo bairro Cidade Jardim foi erguida a Escola Estadual e Centro Profissional Dom Bosco, o Projeto Criança e Adolescente Feliz (PCAF), que teve com o transcorrer dos anos o apoio de outras entidades como o Centro Padre Ernesto de Promoção Humana e Ambiental (Cenper), o Clube dos Amigos do Padre Ernesto e a União dos Ex-Alunos da Cidade Dom Bosco.

A entidade realiza ações de inclusão social como o Sino da Caridade, que recolhe e doa roupas e alimentos para as famílias carentes de Corumbá e a Campanha do Agasalho no inverno. A Cidade Dom Bosco conta também com Guarda Mirim e dos Escoteiros, o Projeto Pequeno Herói e Projeto Pequeno Herói Pantaneiro, inclusive em Ladário. Destaque também para a construção da Paróquia São João Bosco e de emissora de rádio comunitária, a FM Pantanal. A instituição sem fins lucrativos já proporcionou educação há mais de 26 mil crianças, adolescentes e jovens.

A Cidade Dom Bosco foi reconhecida pelo Conselho Estadual de Educação com o título “Escola Comunidade” e por proporcionar educação em tempo integral. Além da educação escolar do ensino Fundamental e Médio, seus alunos têm a oportunidade de aprender uma profissão, podendo também participar da banda marcial, apresentações teatrais, de shows e nas tradicionais festas juninas; atividades esportivas como Vôlei, Basquete, Fut/Sal e futebol de campo, além de outras que proporcionam mais saúde e lazer aos seus praticantes.

 

Por: Da Redação