Corumbá

Carnaval de Corumbá foi tranquilo e atraiu mais de 140 mil pessoas nas cinco noites

Só na segurança privada, fora 200 homens nas noites de folia (Foto: Marcos Boaventura)

 

Só na segurança privada, fora 200 homens nas noites de folia (Foto: Marcos Boaventura)

Com um público estimado de 140 mil pessoas nas cinco noites, conforme números da Polícia Militar, o Carnaval Cultural de Corumbá foi considerado um dos mais tranquilos dos últimos anos. É o que revelam os responsáveis pelas forças de segurança que montaram um esquema envolvendo policiais militares, guardas municipais, agentes e fiscais de trânsito além de seguranças contratados pela Prefeitura Municipal.

“O trabalho conjunto foi extremamente positivo. Foi o segundo ano que trabalhamos dessa forma, em parceria total com a Polícia Militar, e novamente conseguimos um saldo muito baixo de ocorrências no perímetro da festa”, comentou o coordenador municipal de segurança, Fernando Jorge Lucena.

A montagem de um Centro de Triagem dentro do Circuito do Carnaval também colaborou para redução dos registros policiais. Além disso, a utilização de câmeras de vídeomonitoramento – 20 no total – na praça Generoso Ponce, na rua Frei Mariano e na Avenida General Rondon inibiram a ação de marginais e identificaram os princípios de tumulto, permitindo uma ação rápida e eficiente das Forças de Segurança.

“Colocamos 30 guardas municipais em cada noite da festa, isso sem causar qualquer tipo de prejuízo à rotina de trabalho da Guarda nas escolas, creches e demais equipamentos públicos da cidade”, explicou o comandante da GM de Corumbá, Danilo Vargas Júnior. A Prefeitura ainda disponibilizou 27 agentes e nove fiscais de trânsito e 10 veículos por noite de folia.

O comandante do 6º Batalhão de Polícia Militar de Corumbá, tenente-coronel Joilson Queiróz Santana, também avaliou como positivo o trabalho desenvolvido pelas forças de segurança. Para ele, o clima, durante as cinco noites, transcorreu de forma tranquila.

“Todo nosso efetivo estava nas ruas, não só no circuito, mas em toda a área urbana e também em Ladário, para garantir a segurança. Tivemos reforço de 30 policiais enviados de Campo Grande e também da Guarda Municipal. O empenho de todos garantiu um carnaval tranquilo”, avaliou.

O comandante informou que, durante as cinco noites, foram apreendidas seis armas de fogo, sendo quatro no circuito da festa e duas em outros pontos da cidade; desarticulada uma quadrilha de ladrões de motos, integrada por quatro marginais; preso um arrastador de carro de Campo Grande (levava para a Bolívia), no circuito da folia; além da prisão de dois homens por venda de droga no circuito da festa.

“O saldo foi positivo. O trabalho preventivo funcionou plenamente”, celebrou, lembrando que muitos menores sem autorização, foram encaminhados para o centro de triagem montado no Corumbaense Futebol Clube, e liberados somente com a presença dos pais ou responsáveis.

 

Por: Da Redação