Corumbá

Carnaval Cultural de Corumbá mantém e revigora antigas tradições da folia de momo

 

Corumbá é reconhecida como a cidade que possui o melhor Carnaval da Região Centro- Oeste. Isso porque além de cultivar costumes como o desfile das escolas de samba, blocos e bailes populares, também valoriza e preza pelo seu valioso patrimônio cultural.

Após o mês inteiro de comemorações alusivas a festa de momo e quatro intensos dias de programação oficial, o Carnaval será encerrado com manifestação cultural que remeterá as tradições das antigas folias corumbaenses.

Bonecões; Corte de Momo; Desfile de Corso; Desfile de Fuscas; Ala das Pastorinhas; Ala dos Marinheiros; Bloco do Frevo; Cordões Carnavalescos e o Bloco dos Palhaços serão as atrações da Passarela do Samba para a terça-feira de Carnaval, a partir das 19h.

Para interessadas em participar da Ala das Pastorinhas, algumas vestimentas características ainda estão disponíveis para empréstimo na Casa de Cultura Luiz de Albuquerque (ILA). Aos que optarem pela Ala dos Marinheiros, as golas para incrementar o traje todo branco também estão à venda no local. O ILA funciona de segunda à sexta-feira, das 8h às 12h e das 14h às 18h.

Aqueles que preferirem sair em ala coreografada, o Bloco do Frevo está com vagas abertas. Os ensaios acontecem diariamente, das 17h às 19h, na Oficina de Dança, localizada na rua Antônio João. Em 2017, a novidade para a descida dos cordões carnavalescos será a competição entre eles.

Após a apresentação do Bloco do Frevo será a vez da Passarela Pantaneira do Samba receber o desfile dos tradicionais cordões, com as participações do Paraíso dos Foliões, Cinelândia, Flor de Corumbá e Cravo Vermelho.

Finalizando o desfile cultural, o Bloco dos Palhaços promete levar muitas cores, além da alegria e sorrisos largos no rosto dos participantes. A última noite do baile popular terá início meia noite com a atração nacional da Bateria Batuque Digital do Rio de Janeiro e finalizará às 04h da quarta-feira de cinzas.

 

Por: Da Redação