Corumbá

Camisetas do bloco Sandálias de Frei Mariano serão vendidas na quarta

 

As camisetas do bloco Sandálias de Frei Mariano estarão à venda nesta quarta-feira, 26, a partir das 10 horas, no Centro de Atendimento ao Contribuinte (CAC), localizado na Rua Frei Mariano, entre a América e Cuiabá. A informação é da Fundação de Cultura de Corumbá. O preço da peça sai a R$ 15,00.

O Sandálias de Frei Mariano é um dos primeiros blocos a passar pela Avenida General Rondon no Carnaval Cultural de Corumbá de 2014. A apresentação será na noite desta quarta, com concentração na Rua América, em frente ao Hotel Nacional, a partir das 20 horas.

Criado em 2006, o bloco a princípio contava apenas com servidores municipais. Foi uma forma de brincar com uma das lendas mais fortes do Pantanal sul-mato-grossense, as sandálias do Frei Mariano que, acusado de não pagar o relógio da igreja que acabara de construir, em 1887, vingou-se rogando uma praga contra os moradores de Corumbá.

Expulso, ele teria enterrado suas sandálias em lugar incerto, afirmando que a cidade somente retomaria o desenvolvimento quando elas fossem desenterradas.

A letra do samba-enredo é a seguinte:

A turma do diz que me diz que
Diz/ que Frei Mariano
Enterrou suas sandálias
E azarou Corumbá – vôte!

Mas como praga de urubu
Não / mata cavalo
As sandálias de Frei Mariano
É carta fora do baralho

Fora com o chulé do padre!
Fora com o azar!
Hoje eu quero é folia
Hoje eu quero rosetar

Vôte, vôte, vôte, vôte!
Chispa, chispa, chispa!
Vôte, vôte, vôte, vôte!
Chispa, chispa, chispa, VÔTE!

 

Por: Da Redação