Corumbá

Câmara pede intervenção de Pedro Chaves para acelerar o curso de medicina

 

A implantação definitiva do curso de Medicina em Corumbá foi uma das solicitações dos vereadores corumbaenses ao senador Pedro Chaves, durante um encontro na tarde de hoje, na sede do Poder Legislativo.

O projeto de criação e implantação do curso no Campus Pantanal já foi aprovado pelo Conselho Universitário (COUN) da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, e está em tramitação no Ministério da Educação.

Hoje, em encontro com Pedro Chaves, o assunto foi levantado pelo vereador e presidente do Poder Legislativo, Evander Vendramini, endossado pelos demais edis participantes da reunião, Gaúcho da Pró-Art, Manoel Rodrigues, Ubiratan Campos Filho, André da Farmácia, Paulo Bertini e pelo médico e vereador Domingos Albaneze Neto.

Na oportunidade os vereadores pediram intervenção do senador sul-mato-grossense junto ao Ministério da Educação. Pedro Chaves se posicionou favorável e disse que na próxima terça-feira, 23, tem um encontro com o ministro José Mendonça Bezerra Filho, com quem vai tratar da questão do curso de Medicina Veterinária de Paranaíba, e solicitou maiores informações em relação ao curso de Corumbá, para também interceder junto ao Ministério.

Para os vereadores, o curso será de extrema importância, principalmente pelo fato de que, dessa forma, conforme disse Domingos Albaneze, Corumbá pode se tornar uma cidade universitária, o que, sem dúvida alguma, vai influenciar a economia local.

Pauta importante

Outros temas foram debatidos no encontro com o senador que contou com as participações de seus assessores e também do presidente regional do PV, Marcelo Bluma, que veio a Corumbá participar da audiência pública sobre as pequenas centrais hidrelétricas na Bacia do Rio Paraguai.

Entre os assuntos tratados merecem destaques o gás boliviano e a tão propalada térmica de Corumbá que resultará na transformação industrial da região; turismo, uma das principais fontes da economia local; a implantação definitiva dos free shops na cidade; rota bioceânica passando por Corumbá, cruzando a Bolívia até o Chile e de lá para países asiáticos pelo Oceano Pacífico, entre outros.

Pedro Chaves solicitou aos vereadores que seja elaborada uma pauta, para que ele, em Brasília, seja o representante de Corumbá, viabilizando aprovação se projetos estruturantes e de recursos para a Cidade Branca. (Assessoria de Comunicação)