Corumbá

Câmara Municipal de Corumbá comemora hoje 140 anos de instalação

 

Quarta Câmara Municipal mais antiga do Brasil, o Legislativo corumbaense comemora 140 anos de instalação nesta sexta-feira, 17 de agosto. O ato assinado pelo então governador da província de Mato Grosso, Herculano Ferreira Penna, ocorreu dez anos após Corumbá ser elevada à categoria de vila.

Considerando a data emblemática, a Casa do Barão de Vila Maria, como é conhecida a Câmara de Vereadores de Corumbá, prepara uma programação especial para comemorá-la até o final do ano, onde se incluirá a reinstalação da galeria dos ex-presidentes. Haverá também homenagens aos ex-vereadores.

A Casa também iniciará uma campanha de valorização da atividade parlamentar e de resgate da sua historia, que se confunde com as transformações da cidade, do Estado e país. “Daremos mais visibilidade à Câmara, mostrando para a população o papel fiscalizador do vereador”, disse o presidente Evander Vendramini (PP).

Dentro do projeto de valorização do trabalho do Parlamento e do seu papel como porta-voz do cidadão, Vendramini anunciou a implantação do museu, resgatando e recuperando o acervo de documentos, e concursos de redação, envolvendo as escolas, e do selo comemorativo, com a participação de artistas locais.

Mulher no poder

Na instalação do poder legislativo, em 17 de agosto de 1872, uma junta especial elegeu José Joaquim de Souza Franco como primeiro presidente. Um ano depois, Joaquim José Gomes da Silva, o Barão de Vila Maria, assumia o cargo temporariamente. O Barão foi presidente também nos anos de 1874 e 1876.

Militares, entre os quais o general Francisco de Paula Pereira Fortes, foram presidentes em períodos de muita transição política. Em 1900, cinco vereadores assumiram interinamente o cargo. Após a 2ª guerra mundial, a Câmara Municipal teve 32 presidentes, entre os quais uma mulher, professora Terezinha Baruki.

Dentre as grandes celebridades do mundo político que tem registros em seus anuais, destaca-se o ex-presidente dos Estados Unidos Theodoro Roosevelt, cuja passagem por Corumbá, em 15 de dezembro de 1913, foi comemorada com uma sessão extraordinária da Câmara. Presente ao ato o sertanista Cândido Rondon.

Conquistas

Para Vendramini, a Casa do Barão de Vila Maria, ao longo de sua história, tem sido a caixa de ressonância das inspirações do povo corumbaense e da vida da cidade. “Aqui se promoveu grandes discussões sempre em defesa dos interesses da região, sobretudo contra o seu isolamento político e geográfico”, disse ele.

O vereador e ex-presidente da Câmara, Marcos de Souza Martins (PT), o Marquinhos, realçou o trabalho do parlamento ao longo de décadas e destacou algumas conquistas que se tornaram realidade graças a ação política da Casa. Ele enumerou, dentre elas, a construção da ponte sobre o Rio Paraguai, na BR 262.

“São conquistas que saíram daqui, do debate nesse plenário, sempre em defesa da região”, disse Marquinhos. Ele citou ainda como bandeira da Câmara a implantação da BR 262, nos anos de 1980, o asfaltamento dos últimos 50 km, entre o Buraco da Piranha e o Rio Paraguai, e posteriormente sua recuperação definitiva.

 

Por: Da Redação