Corumbá

Câmara fortalece parceria e homenageia centenário do Lions Internacional

 

Uma Sessão Solene marcou na noite de ontem, segunda-feira (09), a homenagem da Câmara Municipal de Corumbá ao Lions Clubes Internacional que neste ano de 2017, comemora seu centenário de fundação. O ato aconteceu no Plenário da Casa do Barão de Vila Maria, e representou o fortalecimento da parceria entre as duas instituições, em prol da comunidade pantaneira, em especial de Corumbá.

A homenagem foi proposta pelo vereador e presidente da Câmara de Corumbá, Evander Vendramini (PP), e contou com as presenças de importantes autoridades do Poder Executivo, vice-prefeito Marcelo Iunes, que representou o prefeito Ruiter Cunha; das Forças Militares (contra-almirante Luiz Octávio Barros Coutinho, comandante do 6º Distrito Naval de Ladário; coronel Marcelo Pinheiro de Vasconcelos, representando o general de brigada André Luiz Ribeiro Allão, comandante da 18ª Brigada de Infantaria); de integrantes dos Lions Clube Corumbá, Lions Clube Alvorada, Lions Clube Pantanal e Lions Clube Ladário; do governador do Distrito LB-1 do Lions Clube, Frednes Correa Leite; além de representantes dos Lions da Bolívia, Chile e Colômbia.

Durante a sessão, a Câmara homenageou 20 personalidades representativas dos Lions Clubes com moções de congratulações, entre as quais, integrantes dos quadros da Bolívia, Chile e Colômbia. Os documentos foram entregues pelos vereadores Evander Vendramini, Gaúcho da Pró-Art (PP), André da Farmácia (PTB), Tadeu Vieira (PDT), Chicão Vianna (Solidariedade), Manoel Rodrigues (PRB), Paulo Bertini (PSB) e Ubiratan Canhete de Campos Filho, o Bira (PSDB). Também fizeram entrega de moções o vice-prefeito Marcelo Iunes; o contra-almirante Luiz Octávio Barros Coutinho, e o coronel Marcelo Pinheiro de Vasconcelos.

Os homenageados da noite foram Marlene Zapata de Paz; Fátima Eyzaguirre de Caballera; Fidel Eleazar Mujica Jaimes; Jorge Mário Gonzáles Ramires; Frednez Correa Leite; Rosane Terezinha Jahnke; José Roberto Aparecido da Costa; Moisés Fonseca da Silva; Fany C. Arruda.

Também receberam moções Lídia Hortência Aguilar Leite; Augusto Cezar Ribeiro; Marli Silva; Izulina Gomes Xavier; Carlos Alberto Machado; Abgair Galharte Guimarães; Carlos Rosa; Maria Angélica de Jesus T. Amorim; Edis Gomes da Silva; Vânia Gomes da Silva, e Amim José Cestari Baruki.

Parceria reforçada

Durante o evento o vereador Evander Vendramini enalteceu a presença do Lions Clubes Internacional na região pantaneira, instituição muito bem representada pelos quatro clubes (três de Corumbá e um de Ladário), que desenvolvem um grande trabalho voltado principalmente para o social.

Para ele, a solenidade reforçou ainda mais a parceria entre os vereadores e integrantes dos quadros do Lions, “que buscam sempre servir a população, atendendo as necessidades mais prementes dos cidadãos”. Além de elogiar os integrantes dos quadros de Corumbá e Ladário, Evander enalteceu as ações desenvolvidas pelos vereadores corumbaenses, e também os servidores da Câmara que, entre outras tarefas, ajudaram a “realizar este evento que nos permitiu homenagear ilustres pessoas que tanto trabalham pela nossa comunidade. A Câmara sempre será parceira dessa importante instituição”.

Bira, que falou em nome dos vereadores, também destacou a parceria que envolve a Câmara e o Lions Clube. “Quantas instituições têm o privilégio de completar cem anos de existência gozando de tal prestígio e credibilidade no cenário mundial?”, indagou o vereador, para expressar a importância do trabalho desenvolvido pelo Lions Clubes Internacional.

Ele lembrou o fundador da Associação Internacional Lions Clubes, Melvin Jones, e que hoje, passados 100 anos, conta com mais de 1,400 milhão de associados distribuídos em 216 países nos cinco continentes, “todos com a nobre filosofia de servir ao próximo”.

O vereador destacou que o Lions está presente em Corumbá há 61 anos, e que a “Câmara tem a felicidade de receber em suas dependências os valorosos membros do Lions, para homenagear uma instituição que fincou raízes em nossa terra, e que vem difundidos os seus propósitos e colecionando realizações em prol da comunidade”, salientou, colocando a Câmara à disposição, por também ter missão semelhante, que é “bem servir a nossa sociedade”.

Orgulho

Em nome dos homenageados, o leonino José Roberto Aparecido da Costa fez um relato sobre os 100 anos de Lions Clubes Internacional, lembrando o fundador do movimento leonístico, Melvin Jones; o criador da célula mater no Brasil, Armando Fajardo, e o fundador e primeiro presidente do Lions Clube de Corumbá, Frederico Otto Filho.

Disse que a instituição se sente honrada com a homenagem, e que “os leões corumbaenses e ladarenses se orgulham dessa Casa Legislativa”, fazendo uma alusão a vereadores e ex-vereadores que são membros atuantes da instituição, citando como exemplo o vereador Roberto Façanha.

“Além do orgulho da representação, comungamos os mesmos ideais dos vereadores”, disse José Roberto, citando como exemplo a preocupação de todos em manter “nossos bairros, ruas, parques, rios, espaços verdes e água, limpos e seguro para todos”.

O vice-prefeito Marcelo Iunes elogiou a decisão da Câmara e a atuação do Lions que, “há 100 anos, de forma generosa e fraterna, dedica-se às pessoas” e que hoje, “sua atuação é de suma importância na esfera social em mais de 200 países no mundo”.

Citou a atuação do Lions em Corumbá e Ladário, abraçando “com muito entusiasmo diversas causas que acabam completando o esforço governamental de alcançar o bem comum, nas áreas em que a ação está deficitária e insuficiente, principalmente na saúde”. Marcelo também destaca a importância das ações em parceria com o Lions.

Azambuja

O governador Reinaldo Azambuja encaminhou uma carta que foi lida durante a solenidade, considerada por ele como “uma ocasião muito especial e remete o exato sentimento de que o Clube de Serviço desempenha papel fundamental no sagrado trabalho humanitário em auxílio às populações mais carentes”, e que “trata-se de um trabalho vigoroso e eficaz, um desafio que serve de exemplo para todos nós”.

Frednez Correa Leite agradeceu a homenagem e destacou a participação de representantes dos Lions Clubes da Bolívia, Chile e Colômbia, citando que o evento de ontem e o encontro que prossegue na cidade, tem sido de extrema importância para ampliar os laços de irmandade.

Marlene Zapata de Paz, da Bolívia, falou em nome dos representantes dos Lions dos três países sul-americanos, e também agradeceu a homenagem prestada pelos vereadores corumbaenses. (Assessoria de Comunicação)

Confira a galeria de fotos, clique aqui.