Corumbá

Boletim epidemiológico traz ações do Município em vigilância em saúde

 

Boletim epidemiológico da Vigilância em Saúde, liberado nesta sexta-feira, 11 de agosto, mostra que até a semana 43 foram notificados 526 casos suspeitos de dengue e 31 confirmados em Corumbá. Os dados são referentes ao período de 22 a 28 de outubro de 2017.

Com base nos casos notificados e confirmados, e no segundo Levantamento de Índice Rápido do Aedes aegypti, as equipes da Secretaria Municipal de Saúde, para combater o vetor, visitaram 1.608 imóveis nas atividades de rotina. Foram realizadas eliminação de focos, com o objetivo de impossibilitar o desenvolvimento do vetor e orientação junto aos moradores para que evitem o acúmulo de materiais que favoreçam o depósito de ovos do mosquito transmissor.

Durante a semana 43 a equipe de bloqueio químico realizou a borrifação com a bomba costal em 594 imóveis nas micro áreas Clio Proença, DOF, Dobes, Humberto Pereira, Cerest, Beira Rio, Detran e TV Morena. Foram realizados bloqueios mecânicos nas micro áreas Dom Aquino, Janjão, Universitário, Vitória Régia, TV Morena, Detran, Nova Corumbá, São Bartolomeu, Clio Proença, Paiva. Em todos os casos notificados houve o trabalho de manejo ambiental.

As equipes da Secretaria Municipal de Saúde também promoveram palestras educativas no CRAS I, CRAS II, CRAS Céu e nas escolas José de Souza Damy e Gabriel Vandoni de Barros. Houve ação em imóveis críticos, com retirada de possíveis criadouros do Aedes aegypti contando com o apoio da ESF Jardim dos Estados. As esquipes ainda realizaram panfletagem e plantio de mudas de citronela – Escola Fernando de Barros.

O boletim epidemiológico número 35 traz ainda informações referentes ao Zika Vírus; Chikungunya; Leishmaniose e do monitoramento de doenças diarreicas agudas.

Vírus Zika

Até a semana 43 de 2017 foram notificados 126 casos suspeitos, e 10 casos confirmados.

Chikungunya

No município de Corumbá até a semana epidemiológica 43 de 2017 foram notificados 81 casos de Chikungunya no município e 12 casos confirmados.

Leishmaniose

Até a semana epidemiológica 43 de 2017, foram confirmados 11 casos de Leishmaniose Visceral nos bairros Jardim dos Estados, Jardinzinho, Popular Velha, Previsul, Dom Bosco, Centro América, Cristo Redentor, Universitário, Região de Porto Morrinho e 01 óbito no bairro Maria Leite. Foi confirmado também 01 caso de Leishmaniose Tegumentar no Centro.

Influenza

Até o momento no Município foram confirmados por laboratório 09 casos de H3 sazonal e 01 caso de H3 sazonal por vínculo epidemiológico.

Monitoramento de doenças diarreicas agudas

Até a semana 43 foram registrados 3.571 casos de Doenças Diarreicas Agudas. Destes, 191 casos ocorreram crianças menores de 01 ano, 877 em crianças de 1 a 4 anos, 371 casos em criança de 5 a 9 anos e 2.044 casos em crianças com mais de 10 anos.

Acidentes e Violência

Na semana epidemiológica 43 foram realizados 46 atendimentos de pessoas em situação de violência nas unidades de saúde da REDESUS, com preenchimento da ficha de notificação de violência.

Os acidentes e as violências correspondem às causas externas de morbidade e mortalidade. Acidentes englobam as quedas, o envenenamento, o afogamento, as queimaduras, o acidente de trânsito, entre outros. Violências são eventos considerados intencionais e compreendem a agressão, o homicídio, a violência sexual, a negligência/abandono, a violência psicológica, a lesão autoprovocada, entre outras. Tanto os acidentes quanto as violências são eventos passíveis de prevenção.

Vigilância Ambiental em Saúde

A Vigilância Ambiental em Saúde é um conjunto de ações que proporciona o conhecimento e a detecção de qualquer mudança nos fatores determinantes e condicionantes do meio ambiente que interferem na saúde humana, com a finalidade de identificar as medidas de prevenção e controle dos fatores de risco ambientais relacionados às doenças ou outros agravos à saúde.

Entre as atividades realizadas estão o cadastro de imóveis e distribuição de hipoclorito de sódio (60 cadastros com 183 distribuições de hipoclorito), coleta e análise de água para consumo humano (10 coletas) e visitas técnicas e capturas de animais peçonhentos (90 visitas e 6 capturas).