CorumbáEstado

Bibliotecas do Sesi terão software que permite consultas online de acervo

 

As 30 bibliotecas da Indústria do Conhecimento do Sesi instaladas nas cidades de Campo Grande, Dourados, Três Lagoas, Aquidauana, Corumbá, Sidrolândia, Ponta Porã, Nova Andradina, Rio Verde, Naviraí, Costa Rica, Iguatemi, Bataguassu, São Gabriel do Oeste, Ribas do Rio Pardo, Rio Brilhante, Maracaju, Paranaíba, Inocência, Chapadão do Sul, Amambai, Aral Moreira, Sete Quedas, Aparecida do Taboado, Água Clara e Terenos passarão a contar com software que permite a consulta online do acervo das unidades, bem como empréstimo, reserva e renovação dos livros. Trata-se de um software desenvolvido pela Rede Pergamum – Sistema Integrado de Bibliotecas para melhorar a qualidade global dos serviços dos usuários.

Segundo a bibliotecária do Sesi, Josiane de Oliveira, para habilitar os monitores das 30 bibliotecas da Indústria do Conhecimento do Estado nesse novo sistema, o Sesi vai promover, nesta terça-feira (21/06) e quarta-feira (22/06), das 8 às 17 horas, no Laboratório de Informática da FatecSenai Campo Grande, o Encontro do Projeto Comunicação e Marketing – Capacitação no Software Pergamum. “Os monitores receberão camisetas, materiais de comunicação (impresso e digital) para divulgarem o projeto nas comunidades, bem como o regulamento que deverá ser utilizado para o oferecimento do novo serviço nas bibliotecas”, detalhou.

Ela acrescenta que os 30 monitores que participarão da capacitação serão responsáveis pela multiplicação das informações junto aos outros que permaneceram nas bibliotecas e também para os usuários dos serviços disponibilizados pelas unidades. Hoje, ainda conforme Josiane de Oliveira, as 30 bibliotecas da Indústria do Conhecimento do Sesi atingiram, nos três últimos meses deste ano (março, abril e maio), 45,9 mil atendimentos, o que representa uma média de 15,3 mil atendimentos por mês nas 30 unidades distribuídas por 26 municípios do Estado.

A bibliotecária do Sesi acredita que, com a implantação do software permitindo a consulta online do acervo das unidades, bem como empréstimo, reserva e renovação dos livros, o número de atendimentos pode ter um crescimento exponencial nos próximos meses deste ano. Além disso, com a melhoria da infraestrutura das bibliotecas que está sendo realizada pelo Sesi e o desenvolvimento de ações diversas nas áreas de cultura, a quantidade de usuários dos serviços devem continuar aumentando.

 

Por: Da Redação