Corumbá

Arraial do Banho de São João será aberto nesta quarta-feira em Corumbá

Arraial do Banho de São João, uma das mais tradicionais festas de Corumbá que deve fazer parte da Rota Cultural do Pantanal (Arquivo PMC)

 

Arraial do Banho de São João, uma das maiores festas juninas do Centro-Oeste e incluída no Calendário Nacional de Eventos Turísticos, do Ministério do Turismo, começa nesta quarta-feira, 22, em Corumbá, e vai até sexta-feira, 24 de junho, dia dedicado ao santo.

Serão três dias de intensa movimentação na estrutura montada no Porto Geral de Corumbá, com destaque para a noite da quinta-feira, 23, quando as famílias festeiras descem a Ladeira Cunha e Cruz, com os seus andores, para banhar a imagem de São João nas Águas do Rio Paraguai.

Como nos anos anteriores, a Prefeitura Municipal preparou uma programação com muitas atrações. Nestes três dias o Porto Geral será palco de shows musicais e pirotécnicos, concursos de quadrilhas juninas e de andores, muito Cururu e Siriri, uma grande praça de alimentação com bebidas e comidas típicas da época, entre outras.

Hoje, na abertura, as atrações serão os concursos de quadrilhas juninas e de andores, a partir das 18 horas; shows musicais com Marinho Azevedo, Izze e os Garotos, a partir das 21 horas, e a praça da alimentação.

Na quinta-feira, 23, a festa será aberta as 18 horas com a praça de alimentação na estrutura da Rua Manoel Cavassa, dois shows com artistas locais a partir das 20 horas: Stação 4 e Juninho e Banda, às 20 e 21h30, respectivamente. À meia noite, um show pirotécnico, e em seguida, show regional com João Haroldo e Betinho.

Ao mesmo tempo, mais de 100 famílias cumprem uma tradição centenária: descer a Ladeira Cunha e Cruz para banhar a imagem de São João no Rio Paraguai. A concentração do Andor da Prefeitura começa às 20 horas, no ILA. A descida acontece por volta das 23 horas. Logo após o banho do santo, acontece a Elevação do mastro de São João na Orla do Porto Geral, seguida de uma Roda de Cururu e Siriri.

No dia 24, sexta-feira, a programação reserva apresentação de quadrilhas juninas a partir das 18 horas; show local com Maike Viola, às 21 horas; show local com Cristiano Garcia, às 22h30, e em cerrando a festa, show nacional com Bruninho e Davi, a partir da meia noite.

O Arraial do Banho de São João é promovido pela Prefeitura, sob coordenação da Fundação de Cultura de Corumbá. Serão três dias de muita movimentação na cidade que, mais uma vez, se transformará em um grande palco de um evento marcante, que atrai turistas de todos os cantos do Brasil.

A festança acontece em todos os cantos da cidade, inclusive na zona rural, envolvendo toda a população corumbaense. Tem arraial nas residências das 86 famílias cadastradas pela Fundação de Cultura, no ILA, onde acontece o Arraial da Prefeitura e os preparativos para a descida do andor oficial rumo ao Rio Paraguai, além de outras residências de famílias que não estão cadastradas, mas cumprem a tradição de realizar a festa, inclusive descendo a Ladeira para o banho do santo.

O Arraial

O Arraial do Banho de São João tem o mesmo apelo popular das manifestações nordestinas e é uma tradição única no Mato Grosso do Sul, e em alguns municípios do estado vizinho, Mato Grosso, por influência portuguesa. Mistura ameríndia – daí a presença do cururu nas cerimônias de elevação do mastro e das rezas nas casas – sacro-profana – da ladainha cantada pausadamente ao ritmo carnavalesco – e o sincretismo religioso, que marcou o período de escravidão no Brasil.

A festa representa a valorização e o resgate das tradições folclóricas e da cultura popular que se manifestam através das rezas e crenças, cujas raízes estão presentes no sentimento e na alma do povo corumbaense.

 

Por: Da Redação