Corumbá

“Deus te Salve, João Batista” celebra patrimônio imaterial do Estado

 

Com patrocínio do Fundo de Investimentos Culturais da Fundação de Cultura do governo de Mato Grosso do Sul, será lançado nesta terça-feira (19 de junho), no Centro de Convenções Miguel Gomes, no Porto Geral de Corumbá, às 19h30, o livro “Deus te Salve, João Batista! Uma contribuição sobre o banho de São João em Corumbá”, da turismóloga e pesquisadora Helenemarie Dias Fernandes.

Fruto de intensa pesquisa, o livro registra e difunde o Banho de São João de Corumbá, patrimônio cultural imaterial sul-mato-grossense. Conta ilustrativamente, mas com o apoio de textos introdutórios, a história e os aspectos dos elementos dessa manifestação popular cultural.

Estão presentes as comunidades de festeiros, as novenas, as procissões, os tocadores e cantadores de Cururu, a dança do Siriri, o banho do Santo, o êxtase, a alegria e a devoção em torno da celebração. As fotografias complementam o conjunto que forma a identidade, a memória e a contemporaneidade dessa tradição popular.

O Banho de São João de Corumbá possivelmente é a mais expressiva manifestação de cunho religioso de Mato Grosso do Sul. Diferencia-se das demais festas realizadas no país por ter em seu ápice o banhar do Santo nas águas do Rio Paraguai. Enraizada no cotidiano dos moradores da cidade histórica, os costumes compartilhados durante décadas foi fator preponderante para sua manutenção e ininterrupção.

Atualmente cerca de 120 grupos tradicionais são detentores dos saberes naturais, transmitidos oralmente de geração a geração. A festa, porém, é assumida por todos os moradores como parte integrante de sua cultura, fazendo com que o Banho de São João fosse considerado Patrimônio Imaterial Sul-Mato-Grossense em janeiro de 2010.

O livro pretende colaborar com a manutenção das práticas dessa celebração, protegendo e traduzindo a “alma” de um povo e garantindo que todas as informações sobre a manifestação cultural sejam historicamente protegidas e conservadas.

 

Por: Da Redação