Brasil

Terminam hoje as inscrições para o ProUni

 

Terminam hoje (11) as inscrições para o Programa Universidade para Todos (ProUni). Os candidatos têm até as 23h59 para acessar o site do ProUni e fazer a inscrição. Nesta edição, os candidatos podem concorrer a 115.101 bolsas em 22.139 cursos de 943 instituições. O aumento no número de bolsas é 28% em relação à mesma edição do programa de 2013.

O ProUni oferece bolsas de estudos integrais e parciais (50% da mensalidade) em instituições particulares de educação superior que ofereçam cursos de graduação e sequenciais de formação específica. Podem fazer a inscrição os egressos do ensino médio da rede pública ou da rede particular, como bolsista. A seleção ocorre duas vezes por ano.

Para fazer a inscrição, o candidato deve ter participado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2013 e obtido no mínimo 450 pontos na média das notas. Não pode ter tirado nota 0 na redação. No momento da inscrição, será necessário informar o número de inscrição e a senha usados no Enem, além do Cadastro de Pessoa Física (CPF).

As bolsas integrais são para estudantes com renda familiar por pessoa de até um salário mínimo e meio. Para as bolsas parciais, a renda familiar deve ser até três salários mínimos por pessoa. Professores da rede pública em efetivo exercício do magistério da educação básica estão dispensados dos requisitos de renda para bolsas em cursos de licenciatura.

O prazo de inscrição desta edição foi reduzido de cinco para três dias. Mesmo assim, segundo o Ministério da Educação, o número de inscritos até a noite de ontem se aproximava do total da mesma edição do ano passado e ultrapassava o segundo dia de inscrição. Até as 19h dessa terça-feira, o programa contava com 418,8 mil candidatos, quase três vezes os inscritos no segundo dia de 2013 – 144.609. O total de inscritos na edição do meio do ano passado foi 436.941. (AB)

Veja abaixo o cronograma do ProUni:

Inscrições: de 9 a 11 de junho
Resultado da primeira chamada: 15 de junho
Comprovação de informações: de 16 a 24 de junho
Resultado da segundaª chamada: 4 de julho
Comprovação de informações: de 4 a 11 de julho
Adesão à lista de espera: 21 e 22 de julho
Comprovação de informações dos candidatos em lista de espera: 29 e 30 de julho

 

Por: Da Redação