Brasil

Saiba mais sobre a operação dos EUA que matou Bin Laden

A casa onde Osama bin Laden teria sido morto em Abbottabad

 

A casa onde Osama bin Laden teria sido morto em Abbottabad

A operação que matou o líder da rede terrorista Al-Qaeda, Osama bin Laden, neste domingo foi conduzida por uma unidade de elite do Exército americano na cidade de Abbottabad, a 100 quilômetros de Islamabad, no Paquistão. Segundo autoridades dos EUA, Bin Laden foi morto com um tiro na cabeça após resistir à prisão. O anúncio da morte foi feito na madrugada desta segunda-feira (horário de Brasília), pelo presidente dos EUA Barack Obama. “Esta noite, os Estados Unidos lançaram uma mensagem inequívoca: não importa quanto tempo leve, a justiça será feita”, declarou.

De acordo com o governo americano, Bin Laden foi morto em uma mansão cercada por muros de até seis metros de altura, que era oito vezes maior que outras casas na região e foi avaliada em “vários milhões de dólares”.

O tamanho e a sofisticação do complexo residencial “chocou” as autoridades americanas. A mansão fica a menos de 1 km da Academia Militar do Paquistão, a principal base militar do país. No local, não havia telefone ou conexão de internet.

A operação teria durado cerca de 40 minutos. A mídia nos Estados Unidos noticiou que o corpo foi “enterrado no mar” para evitar que o túmulo de Osama bin Laden fosse tratado como um local sagrado. Isso teria sido feito em menos de 24 horas depois da morte em respeito à prática islâmica.

Segundo o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, nenhum americano morreu na operação. Autoridades americanas disseram que três outros homens teriam sido mortos no ataque – um dos filhos de Bin Laden e dois de seus mensageiros. Uma mulher também teria sido morta após ser usada como “escudo” e outras duas mulheres teriam ficado feridas.

Um helicóptero usado na operação sofreu “problemas técnicos” e foi, depois, destruído e abandonado. A equipe deixou o local em um segundo helicóptero. Um morador da região, Nasir Khan, disse à agência Reuters que os helicópteros foram alvo de “fogo pesado” vindo de atiradores que estavam em terra.

Inteligência

Segundo Obama, a operação que levou à morte de Bin Laden foi autorizada por ele na semana passada, após vários meses de coleta de informações de inteligência.

Autoridades americanas afirmaram que há quatro anos os serviços de inteligência identificaram um mensageiro de confiança de Bin Laden. Dois anos atrás, sua área de operação foi descoberta e, em agosto passado, a mansão de Abbottabad foi localizada, dando início à missão.

“Na semana passada, eu decidi que tínhamos informações de inteligência suficientes para agir e autorizei uma operação para capturar Osama bin Laden e trazê-lo à Justiça”, afirmou o presidente Obama.

Segundo o líder americano, a Al-Qaeda deve continuar a tentar realizar novos ataques contra os Estados Unidos. “Precisamos continuar vigilantes, em casa e no exterior”, acrescentou.

Obama afirmou ainda que os Estados Unidos “não estão e nunca estarão em guerra contra o Islã”, lembrando que Bin Laden não era um líder muçulmano, e sim um “assassino” de muçulmanos.

“Na verdade, a Al-Qaeda massacrou inúmeros muçulmanos em muitos países, incluindo o nosso. Por isso, sua morte deve ser bem recebida por todos os que acreditam na paz e na dignidade humana”, completou. (Informações do IG)

 

Por: Da Redação