Artigos

Sexta-feira 13: Cada um põe o seu medo onde quer, ou onde pode

 

Aí está a primeira e única sexta-feira treze deste ano. Logo este ano, que tem nos oferecido uma tragédia depois da outra, até agora ainda não teve nem uma mísera sexta-feira treze. Se a fama desta senhora se justificasse, teríamos tido pelo menos uma por mês.

Mas, mesmo assim, o feitiço é antigo e forte, e dificilmente alguém vai deixar de se impressionar, ao menos um pouquinho, com essa data.

Em termos de história, as origens dessa fama são várias: a última ceia de Cristo, numa mesa com treze pessoas, a maldição do grão mestre dos cavaleiros templários, queimado numa sexta-feira treze, e até mesmo uma deusa nórdica que primeiro era maravilhosa e depois do cristianismo foi rebaixada para a categoria de bruxa…

Do ponto de vista da astrologia, as sextas-feiras treze não significam nada. Este não é um evento astrológico, mas, mesmo assim, não custa por as barbas de molho.

Segundo o olhar astrológico, o dia vai amanhecer tranquilo com a Lua em Virgem em perfeita harmonia com o Sol em Touro. Até Marte, que estava comandando o espírito de guerra que estava mandando no céu, resolveu mudar de signo e agora recebe ordens de Vênus, que é a regente de Touro.

Com a energia de terra de volta no céu, todos nós vamos ter que dar conta das consequências das muitas atitudes impulsivas que foram tomadas nos últimos tempos. E são essas possíveis consequências que nos dão medo, e com razão.

É verdade que, às 13 horas, a Lua vai entrar em Libra e despertar uma melancolia que estava sendo defendida apenas por Saturno. Justo Saturno, o senhor do carma, ou do umbral, como também é chamado. Como é o deus do tempo, nos lembra de que não estamos aqui para sempre, e essa ideia sempre traz medo.

Interessante perceber que o planeta que está sempre ligado ao medo também é o planeta que representa a razão. Só os loucos não têm medo.

Do ponto de vista da astrologia, Saturno está muito bem em Libra e contribui para uma lucidez que muitas vezes é profundamente incômoda.

O mundo em que a gente vive nos fornece inúmeras razões para sentir medo. E cada um precisa achar um lugar para colocá-lo. Se alguém só encontrou esse lugar nas sextas-feiras treze, parabéns!

A vida deve estar mesmo muito boa.

 

Por: Monica Horta – Jornalista e Astróloga