Artigos

Páscoa! Momento de reflexão e dedicação plena ao nosso Senhor Jesus Cristo

Rachel Vasconcelos

 

A origem da celebração da Páscoa está na história judaica relatada na Bí­blia, no livro chamado “Êxodo”, que significa “saí­da” e é exatamente a saí­da dos judeus do Egito. Conta a Bí-blia que Deus, vendo o que se passava com seu povo, escolheu Moisés para tirá-los dessa situação, dando a ele os poderes necessários para o cumprimento da missão. Na semana em que o povo de Israel iniciou sua jornada para sair do Egito, Deus ordenou que comessem só pão sem fermento e no último dia, quando finalmente estariam fora do Egito seria comemorada a primeira Páscoa, sendo esse procedimento celebrado de geração em geração.

Essa celebração recebeu o nome de Pessach, que em hebraico significa passagem, nesse caso da escravidão à liberdade. Daí­ surgiu a palavra Páscoa. Jesus Cristo deu novo significado à Páscoa. Ele trouxe a “boa-nova”, esperança de uma vida melhor, trouxe a receita para que o povo se libertasse dos sofrimentos e das maldades praticadas naquela época.

A Páscoa é comemorada em vários países, principalmente aqueles com fortes influências do cristianismo. Os espanhóis chamam a data de Pascua, os italianos de Pasqua e os franceses de Pâques.

Etimologicamente, o termo Páscoa se originou a partir do latim Pascha, que por sua vez, deriva do hebraico Pessach/ Pesach, que significa “a passagem”.

É uma satisfação fazer tudo com amor em todos os momentos. Cristo ressuscitou não apenas em um momento, Ele ressuscitou para sempre. A comemoração deve ser para sempre também, viver Cristo ressuscitado todos os dias, não é fácil, mas sem um exercício de caridade, de arrependimento e de amor, se torna um fardo difícil de carregar.

No período que antecede esta data tão significativa, deixamos, como forma de fazer morrer em nós o que é velho, para que um novo ser humano renasça.E continuar acreditando que a humanidade pode vencer o mal, apesar de tudo. Acreditar ser possível morrer na vontade frente às tentações do mundo e buscar a luz perante as trevas do egoísmo, consumismo e preconceito já é um começo.

Independente da religião que seguimos, a páscoa cristã nos leva a refletir sobre o amor, a vida e a capacidade de recomeçar. Já que Páscoa representa “renascimento”, então precisamos aproveitar essa época para literalmente renascermos.

Feliz e abençoada Páscoa.

 

Por: Rachel Vasconcelos
Professora e escritora