Artigos

Manipulação

 

O que há em comum entre os partidos políticos e os vendedores de qualquer bagulho? Todos estão tentando “nos ganhar” o tempo todo, nos controlar e legislar sobre o que devemos ou não fazer da nossa vida, em quem devemos votar, quem devemos apoiar, que lado devemos escolher.

E tome propaganda: só existe uma forma decente do município ser governado; portanto vote no nosso partido”. E tome outdoor repleto de diversas propagandas em cada esquina da cidade, matérias e mais matérias em páginas e páginas de jornais…

E se questionamos essas “verdades”, ditas de maneira tão absoluta, definitiva e convincente, eles apresentam até mesmo “números de uma pesquisa do lado deles”. “Estão duvidando de nós? Então vejam as estatísticas de qual Partido foi o mais votado nas últimas eleições… Estão duvidando? Não acreditam? Então vejam o quanto trabalhamos por vocês nos últimos tempos… Nós temos um modelo de gestão exemplar!”

É preciso estar muito atento para não ser levado a acreditar na “realidade virtual” que nos apresentam. É preciso, sobretudo, lembrar, sempre, que nossas decisões, nossas escolhas são exclusivamente nossas. Cabe a cada um de nós refletir sobre o que vemos, o que temos e o que queremos para todos e cada um de nós.

 

Artigo/Por: Lucianne Andréa Sampaio