Artigos

Escolha bem… escolha certo!

 

Estamos prestes a inaugurar uma nova etapa na relação de políticos e eleitores. Primeiro porque pela primeira vez os candidatos deverão usar sua perspicácia efetiva para conquistar mais votos e reconhecer que a função de vereador vem eivada de novas acepções da palavra.

Urge ressaltar que a Câmara não apenas elabora e aprova projetos. Sua função social, cultural e de organização popular é muito mais ampla, perpassa por um espaço aberto a comunidade e se transforma em supedâneo de uma caixa de ressonância,comungando e estudando opções para os problemas da população como um todo

Outrossim, diante de um emaranhado de conflitos, promessas e ilusões, a hora de dizer não a políticos que estão desalinhados com nossos anseios é agora e para isso inicialmente temos de saber qual a real função de um vereador.Escolher um representante significa encontrar alguém que faria as mesmas propostas e tomaria as mesmas decisões que você, se estivesse ocupando o mesmo cargo. Por isso o candidato precisa pensar e agir com afinidade ao nosso entendimento e dos nossos propósitos coletivos.

Linguísticamente, a palavra vereador vem do verbo verear, que significa “o indivíduo que vereia”, ou seja, aquele que tinha incumbência de zelar pelo sossego dos munícipes. Claro que, atualmente, este vernáculo está deveras obnubilado pelas muitas ações equivocadas que encontramos. A função legislativa do vereador consiste,então, na elaboração e produção de ditames legais, que assegurem a ordem e o desenvolvimento da coletividade através de matérias constitucionalmente reservadas ao município.

A priori , o vereador é o fiscal dos atos do prefeito na administração dos recursos do município em função do orçamento, em suma; é o mediador entre o povo e o prefeito. Acontece que é comum em campanha os candidatos prometerem obras e realizações em suas áreas de domínio, fazendo o eleitor confundir sua função com a do chefe do Executivo. Ao vereador cabe levar os anseios da comunidade para o liame formal.

Quero ressaltar que não devemos tratar este cargo como uma mera profissão, mas transpor a questão financeira e vivenciar o que realmente a sociedade batalha, na busca de uma sociedade mais igualitária e mais justa. Posto isso é dever do vereador ter essencialmente uma dedicação ao trabalho legislativo, participando no Plenário e nas comissões, sendo válido destacar que os eleitos deverão ter uma atenção especial aos eleitores, tanto nos pleitos coletivos como individuais, revendo projetos e programas de desenvolvimento municipal, os encaminhando as mãos do Prefeito em gestão. É ainda dever do vereador lutar pela construção e funcionamento de escolas, construção e funcionamento de hospitais,creches e postos de saúde, ou seja,sempre se posicionar a favor da população e dos interesses coletivos, verificar pessoas que fizeram bem a sociedade e homenageá-los devidamente, assim como ser o arauto do povo .

Por isso o momento da escolha de seu candidato às eleições municipais esse ano, em cada cidade deve passar por um crivo especial e que eu denomino acessibilidade. A decisão deve passar por um tripé : primeiro se em sua história o escolhido tem o perfil de ser seu representante; em segundo lugar se o escolhido admite a acessibilidade (lembre-se : se é difícil encontrá-lo hoje imagine depois de eleito) e por fim a terceira palavra: comprometimento. Exatamente. O candidato a ser escolhido deve estar comprometido com o que você também acredita . Mudar o que percebemos que está errado depende de nós. Votar está deixando de ser apenas uma obrigação e está se transformando em um direito de cidadania, como deve ser. Escolha bem… escolha certo!

 

Por: Rosildo Barcellos
*Articulista e autor do livro histórias e estórias que a vida nos faz contar