Artigos

Entrelinhas: O pessimista

 

Tem gente que sofre de uma eterna insatisfação. Isso deve ser algo psicológico e merece tratamento como a depressão e outras síndromes que fazem tanto mal e não são tratadas pela maioria das pessoas. Um dia me queixei com meu psiquiatra a respeito de um anti depressivo que havia me receitado, “eu não quero tomar tarja negra. É remédio de louco” . Ele foi simplesmente maduro para me responder com um simples questionamento: Quando tem problemas no rim quem você procura? Eu respondi ligeiro, “um urologista” . Em seguida, ele indagou, “e quando tem problemas no útero, ovário, quem você procura” ? Respondi de imediato, “meu ginecologista” . Exatamente, disse o médico inquisidor, “e você toma os medicamentos certos não é” ? Sim, respondi. Ai ele foi enfático, “e se você tem problemas na cabeça, tem que tomar remédio para a cabeça, não concorda” ? Nem precisei responder né?

Estou comentando isso porque vejo no Face, com muita tristeza, como certas pessoas são levianas em seus comentários. Passaram anos reivindicando uma nova empresa de transporte coletivo para a cidade. Quando o prefeito, após muita luta, consegue trazer a melhoria ainda criticam? Agora reclamam do asfalto etc etc etc… Uma coisa de cada vez. Vamos aprender a exercitar a gratidão. Ela enobrece a alma e faz bem ao coração. Nos torna mais leve. Foi essa atitude que levou a pensar na experiência com o psiquiatra, porque, tem males que desconhecemos e fazem com que tenhamos atitudes tão contraditórias… Algumas tão nocivas e, claramente relatadas por pacientes, com sintomas, comprovados, de esquizofrenia, psicose, psicopatia, síndrome do pânico e até do vira latas. São doenças emocionais que aos poucos vão acabando com nossa alegria, nossa esperança no ser humano, nossa confiança nas pessoas e por último matam nosso amor próprio…. Aí é tarde demais para abrir os olhos!!!

Bom dia a todos! Bom dia prefeito Paulo Duarte que o senhor o revista com sua armadura para combater, desde cedo, “o bom combate”!! Assim como o apóstolo Paulo, um dos mais perseguidos das sagradas escrituras!! Fazer oposição é uma coisa, levantar falso é outra bem diferente e, muito comum nas pessoas que tem desvio de caráter! Que Deus seja conosco e nossa linda cidade!! Termino com a frase de Clavio Jacinto, “a intolerância usa o insulto, para ferir a oposição, já que não tem argumento para convencer”!

 

Por: Sylma Lima