Artigos

Entre memória e esquecimento: Um olhar sobre a história de Nossa Senhora dos Remédios

 

A história da igreja de Nossa Senhora dos Remédios está intrinsicamente ligada a memória do arsenal de marinha justamente porque num primeiro momento- em que não havia a igreja construída – as missas eram realizadas na capela do arsenal e num segundo por conta da chegada da imagem de Nossa Senhora dos Remédios em 1893 trazida pelo então comandante na época, Tenente Cel. Raimundo de Souza Lobo.

A pedra fundamental da igreja foi lançada em 02 de setembro de 1878, isto é, cem anos após a fundação da vila de Ladário feita em 1778. A construção da igreja, porém, só teve início em 1892, e, antes disso, as missas eram realizadas na capela do arsenal. O coro da igreja vinha desde o tempo de sua fundação, era de madeira, mas depois foi concretado. A torre possuía 4 sinos, fabricados em Sorocaba, no ano de 1947, encomendado pelo frei Liberato, responsável pela igreja na época.

O panorama apresentado é perceptível no trecho escrito por Renato Baéz, um dos memorialistas corumbaenses

No Arsenal da Marinha existia a capela velha do arsenal e do povo de Ladário. A 8 de janeiro de 1893 o Pe. Constantino Tarzio (SDB), vigário, abriu o livro de “Fábrica, da igreja nova de Ladário”. A pedra fundamental da igreja foi lançada no dia 02 de setembro de 1878, no entanto, só em 1892 teve início a sua construção. A igreja, trabalho do construtor italiano Germano dos Santos Mauro, foi inaugurada em 1896. (BAÉZ, 1965).

Nessa linha interpretativa, o ano de 1896 representou a primeira fase de construção da igreja e o ano de 1898 sua fase final.É possível afirmar desse modo, que aigreja Nossa Senhora dos Remédios possui 119 anosmas a sua imagem 122 anos. Desta maneira,ambas são consideradas patrimônio cultural material de Ladário.

Todavia, a paróquia de Nossa Senhora dos Remédios só foi criada no ano de 1939, ou seja, 41 anos após o término de sua construção. O responsável pela diocese de Santa Cruz na época, Bispo de Corumbá, D. Vicente B. M. Priante foi quem criou a nova paróquia queficou sob as ordens e atenção dos padres franciscanos do comissariado do Mato Grosso.

Quando os franciscanos assumiram a paróquia de Ladário, já havia a igreja de Nossa Senhora dos Remédios. Ela era grande, construída de pedras naturais. As paredes de fora estavam sem reboque. Ao lado, na frente, existia uma escada encimada por um telhado, como de um baldaquino, para abrigar os sinos. O forro e o telhado da igreja estavam furados, as paredes de cima mostravam aberturas, pelas quais muitos morcegos entravam na igreja. Estes males foram sanados por um novo telhado e pelos consertos que foram feitos em 1943. Segundo o Pe. Frei Mateus Hoepers, visitador geral em 1943: “Aqui em Ladário, vocês pelo menos tem uma igreja que merece este nome”(Crônica, f. 3v). Em 1945, foi realizado uma reforma total da igreja, sob os cuidados do irmão Frei ValfridoStahle. (KNOB, 1988, p. 293).

O autor descreve a situação da igreja quando os padres franciscanos a assumiram, porém, somente em 1942, foi assinada a planta para a construção da torre.

Partindo desse pressuposto torna-se fundamental elencar que a história da fundação da paróquia de Nossa Senhora dos Remédios está intimamente ligada a fundação do Colégio Franciscano São Miguel tendo em vista que a Missão Franciscana foi a responsável em presidir a nova paróquia. Pode-se notar isso no trecho de Knob (1988, p. 296) “Em fins de fevereiro de 1939, chegaram em Ladário as irmãs Maria Gertrudes Lang, Maria SegisbertaWeidelener e Maria AmataDeninger. Logo começaram as matrículas que somara 140 alunos”. O Colégio nesse sentido, foi fundado como uma escola paroquial onde havia também aulas de bordado e pintura para moças.

O coro da igreja vinha desde o tempo de sua fundação, era de madeira, mas depois foi concretado. A parte que já existia da torre e parte da fachada foram derrubados para construir a nova que, sobretudo, contou com a ajuda da população e do comando naval.A torre possuía 4 sinos, fabricados em Sorocaba, no ano de 1947, encomendado pelo frei Liberato, responsável pela igreja na época.

Observa-se ainda que no referido ano, o Frei Quirino Franz abriu duas escolas na igreja: uma diurna, para meninos como continuação do colégio São Miguel, e uma noturna de alfabetização. Ao mesmo tempo houve a implantação de uma biblioteca paroquial, que funcionou por um curto período de tempo.

Há que se evidenciar que no dia 20 de fevereiro de 1953 aconteceu a explosão de inflamáveis da Comissão Mista Brasil-Bolívia que danificou a estrutura da igreja conforme afirma Knob “…quase 22 toneladas de inflamáveis e inclusive 7. 500 quilos de dinamite foram pelos ares as oito e quinze da noite”. Por conseguinte, a Comissão Mista restaurou a parte da igreja que ficou destruída.

A Missão Franciscana acabou permanecendo em Ladário e tendo uma forte atuação no Colégio Franciscano São Miguel. Já a igreja em tempos atuais funciona com vários horários de missa e a festa em louvor a padroeira comemora-se no dia 24 de outubro na qual é atribuída o título de milagrosa.

Referências Bibliográficas: BAÉZ, Renato. Corumbá: Evocações e realidades. São Paulo: Composto e Impresso, 1965. 152p.

KNOB, Frei Pedro. A missão franciscana do Mato Grosso. São Paulo: Edições Loyola,1988.

 

Por: Daiane Lima dos Santos
Mestranda pelo Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal da Grande Dourados