Artigos

13 de AGOSTO: DIA DO ECONOMISTA

 

O grande economista mato-grossense Roberto Campos disse uma vez que “O MUNDO NÃO SERÁ SALVO PELOS CARIDOSOS, MAS PELOS EFICIENTES”. Por isso, nós, economistas, devemos ser não só eficientes mas, sobretudo, eficazes.

A grandeza da nossa profissão permite, como muito poucas, ter uma percepção humana aguçada, capaz de ser exata quando o modelo quantitativista assim o exigir, ser explicativa quando a história o requer e de ser analítica quando os fatos concretos o permitem. Já que tiveram contato mediante a leitura de suas obras como estes grandes autores da humanidade, cito aqui alguns deles: Adam Smith, Thomas Robert Malthus, Karl Marx, Alfred Marshall, John Maynard Keynes, Joseph Alois Schumpeter, Milton Friedman, Raul Prebisch, Celso Furtado e muitos outros.

Gostaria que tenham sempre, sei que isso é até desnecessário pedir, orgulho de serem economistas. Mas não é o simples fato de se orgulhar da profissão por algum espírito corporativista, quero que se orgulhem dela por haver permitido o vosso aprimoramento em suas competências pessoais.

 

Por: Enrique Duarte Romero – Economista – Mestre